Esportes Mundo

Fifa divulga plano de divisão de vagas para Copa do Mundo de 2026

Por Claudio Barbosa com OGlobo 30/03/2017 20h08
Fifa divulga plano de divisão de vagas para Copa do Mundo de 2026
Infantino defendeu a Copa do Mundo com 48 seleções - Foto: Ennio Leanza / AP

A Fifa divulgou nesta quinta-feira sua proposta de divisão de vagas para a Copa do Mundo de 2026, que terá 48 seleções participando. A América do Sul, que hoje tem quatro vagas diretas e uma possível via repescagem, teria seis vagas diretas. A principal novidade é a criação de uma repescagem intercontinental, um torneio que seria disputado no país-sede da Copa, valendo como evento-teste, e que daria direito a duas vagas.

Esse torneio seria disputado por seis seleções - uma da Ásia, uma da África, uma da América do Sul, uma da Oceania, uma da América do Norte, Central e Caribe e mais uma seleção do continente do país-sede. Duas seleções conseguiriam vaga para a Copa do Mundo.

A proposta será submetida agora ao Conselho da Fifa, que se reúne no dia 9 de maio em Manama, no Bahrain.

QUATRO VAGAS A MAIS PARA ÁSIA E ÁFRICA

A Copa do Mundo é disputada atualmente por 32 seleções, formato que passou a ser adotado em 1998. Gianni Infantino, eleito presidente da Fifa em 2016, já havia declarado em algumas ocasiões que via com bons olhos a expansão da Copa para 48 equipes. O argumento usado por Infantino é que o futebol "é mais que América do Sul e Europa", indicando que outros continentes merecem mais vagas.

Os principais beneficiados com o inchaço da Copa, de acordo com a proposta inicial da Fifa, seriam Ásia e África: cada um desses continentes ganharia quatro vagas diretas a mais do que tem hoje. As Américas do Norte e Central também veriam um incremento significativo: ganhariam três vagas diretas, dobrando a participação atual.

A Oceania, que atualmente só tem chance de acesso à Copa através da repescagem, ganharia uma vaga fixa. A América do Sul ganharia mais duas vagas, enquanto a Europa teria mais três vagas diretas.

A repescagem seria formada por um representante de cada agrupamento continental (à exceção da Europa) e mais uma seleção do continente do país-sede da Copa do Mundo.

CONFIRA A PROPOSTA DE DIVISÃO DE VAGAS DA FIFA:

Ásia: 8 vagas diretas

África: 9 vagas 

América do Norte, Central e Caribe: 6 vagas 

América do Sul: 6 vagas 

Oceania: 1 vaga 

Europa: 16 vagas 

Repescagem: 2 vagas