Esportes Brasil

Vavá recua e explica que estava de cabeça quente ao falar da Série C 2011

Por Claudio Barbosa 18/02/2017 09h09
Vavá recua e explica que estava de cabeça quente ao falar da Série C 2011
Vavá fez declaração polêmica - Foto: Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com PB)

Um dia depois de ter "reaberto" a polêmica envolvendo a Série C do Campeonato Brasileiro de 2011, num caso que envolveu Campinense, CRB e Fortaleza, o atacante Vavá Metralha resolveu se retratar. Atualmente no Paraíba de Cajazeiras, ele admitiu nesta sexta-feira que as declarações dadas ontem no Estádio Amigão, depois de seu time ter sido derrotado pela Raposa por 3 a 0, foram dadas de cabeça quente e não retratam a realidade dos fatos da época.

Ainda na beira do campo, Vavá provocou o Campinense e disse que naquela época tinha ajudado a rebaixar o Rubro-Negro para a quarta divisão nacional. E, em meio ao papo, chegou a confirmar que o CRB teria facilitado a vida do Fortaleza para salvar o clube cearense e rebaixar o paraibano. Na manhã seguinte, contudo, ele disse que acabou se confundindo e deixando transparecer uma situação diferente da verdade.

- Eu queria corrigir essa situação. Porque ontem, ao final do jogo, acabei ficando de cabeça quente por conta da derrota e das provocações da torcida do Campinense. Acabei me expressando de uma maneira errada. Mas todos nós estamos sujeitos aos erros, infelizmente - pontuou.

Ele explicou o que de fato queria ter dito:

- O que de fato aconteceu naquele jogo é que o presidente do Fortaleza tinha prometido ao capitão do nosso time, Carlinhos Bala, que a gente receberia um cheque como premiação caso conseguíssemos evitar o rebaixamento. E de fato foi isso o que aconteceu, porque no outro dia os atletas receberam o prêmio com o pagamento de um cheque - explicou o jogador.

Toda a polêmica relacionada às declarações de Vavá aconteceram porque naquele ano o Campinense dependia de um resultado do jogo entre Fortaleza e CRB para não cair à quarta divisão. Após os jogos, e após a queda do time paraibano, começaram a circular vídeos em que jogadores alagoanos e cearenses supostamente acertavam uma combinação de resultados.

O caso foi parar na justiça desportiva. Mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva acabou dando ganho de causa a CRB e Fortaleza e acabou confirmando o rebaixamento raposeiro.

Fortaleza se posiciona

Quem não gostou nada do assunto foi o Fortaleza, principal envolvido na polêmica de 2011. Através do seu departamento jurídico, o Leão do Pici lamentou que as acusações voltassem à tona quase seis anos depois e lembrou que uma marca quase centenária como o Fortaleza tinha que ser respeitada.

- O Fortaleza repudia de forma veemente qualquer insinuação de arranjo de resultado, destacando que o caso transitou em julgado há mais de cinco anos em todas as instâncias cabíveis, onde se comprovou que não houve qualquer manipulação da partida por parte do clube. É lamentável que declarações deste tipo sejam utilizadas para macular a imagem de uma instituição quase centenária, com mais de dois milhões de torcedores apenas no Ceará - declarou o diretor jurídico do Fortaleza, Eduardo Salles.