Futebol Alagoano

Escalas de arbitragem serão realizadas por meio de Audiências Públicas

Por Claudio Barbosa com FAF 17/01/2017 15h03
Escalas de arbitragem serão realizadas por meio de Audiências Públicas
Escala de arbitragem será por audiência pública - Foto: FAF

O Campeonato Alagoano 2017 terá uma grande novidade na arbitragem. As escalas que definirão os árbitros e assistentes para o Campeonato Alagoano 2017 serão realizadas por meio de Audiência Pública com transmissão ao vivo pelo portal futeboldealagoas.net e pelo Facebook da Federação Alagoana de Futebol (FAF), @fafalagoas.

A primeira Audiência Pública para a 1ª rodada do Campeonato Alagoano acontece nesta quinta-feira, 19, a partir das 15h, na sede da Federação Alagoana de Futebol (FAF), situada à Avenida Pretestato Ferreira Machado, nº 919, Jatiúca, Maceió/AL.

Durante essa segunda-feira, 16, o vice-presidente de Futebol Profissional da FAF, Maykon Beltrão, e o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Hercules Martins, se reuniram com representantes dos 10 clubes da 1ª Divisão para apresentar as mudanças.

“Os clubes gostaram. A Audiência Pública vai proporcionar que os árbitros com melhores índices técnicos sejam indicados para atuar nos jogos”, ressaltou o presidente da CEAF/AL, Hercules Martins.

Para cada rodada, a Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF-AL) selecionará os profissionais e informará os árbitros e assistentes que atuarão nos jogos durante a Audiência Pública, realizada sempre 48h antes de cada rodada do Campeonato Alagoano. Com a realização da Audiência Pública, os sorteios de arbitragem estão extintos nas competições promovidas pela Federação Alagoana de Futebol a partir desta temporada.

Estatuto do torcedor

As mudanças na escala de arbitragem acontecem após a criação da Lei de nº 13.155 (Lei do Profut), instituída em 4 de agosto de 2015, que altera, inclusive, alguns artigos do Estatuto de Defesa do Torcedor.

Com a nova legislação, o texto do artigo 32 do Estatuto do Torcedor, que trata sobre o sorteio de arbitragem, diz que os árbitros devem ser escolhidos “mediante sorteio, dentre aqueles previamente selecionados, ou audiência pública transmitida ao vivo pela rede mundial de computadores”.