Amador

Alegando Cobrança indevida, Parnahyba (PI) quer retratação do STJD

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 04/01/2017 11h11
Alegando Cobrança indevida, Parnahyba (PI) quer retratação do STJD
Batista Filho quer retratação do STJD - Foto: Wenner Tito

O presidente do Parnahyba Sport Club, Batista Filho, foi surpreendido na manhã desta terça-feira quando, por meio da imprensa, foi informado de que o clube estaria suspenso de competições nacionais por causa de uma dívida com o STJD. Após ser notificado, o dirigente denunciou um suposto erro da corte: o débito cobrado no valor de R$ 1 mil havia sido pago ainda em junho de 2016. Batista procurou a Federação de Futebol do Piauí (FFP), que enviou ofício ao tribunal explicando a cobrança indevida, mas o presidente azulino quer uma retratação.

- É o nome do clube e o meu que ficam manchados – diz o presidente.

A dívida cobrada pelo STJD é referente ao processo 021/2016, julgado no dia 03 de maio do ano passado na 2ª Comissão Disciplinar do órgão. Na ocasião, por causa de um objeto lançado no campo durante a partida entre Parnahyba e Portuguesa de Desportos, válida pela Copa do Brasil, o Tubarão foi punido no artigo 213 do CBJD, nos Artigos I e III (parágrafo 1º).  A punição foi a perda de um mando de campo e mais a multa de mil reais.

Segundo Batista, a perda do mando de campo será paga na próxima partida do clube pela Copa do Brasil (o time não participa da edição 2017 da competição), e a multa foi paga ainda no mês de junho, através do sistema da CBF. Para o dirigente, a cobrança indevida gera um grande dano na imagem do clube e para ele mesmo como presidente.

- Como que pode ser divulgada uma dívida que você não tem? Eu sempre fiz as coisas do Parnahyba com muita organização, jamais esqueceria de pagar uma dívida. É o nome do clube e o meu mesmo como presidente que está ali. É divulgado em blogs, sites, e o pessoal da torcida chamando o clube de caloteiro, falando em vergonha. Faz o estrago e ninguém pede desculpa, não tem uma nota de retratação, o que deveria ter – afirma. 

A explicação de Batista Filho é corroborada por Anderson Sousa, diretor de registro da FFP. Ele conta que o pagamento foi efetuado através do sistema da CBF e acredita que um erro de comunicação entre a entidade e o STJD gerou o mal-entendido.

Outros clubes

Também envolvidos na mesma situação, ASA e Joinville confirmaram a imprensa já terem pago seus débitos e também procuraram suas respectivas federações.