Esportes Brasil

Com Tite, Seleção Brasileira encerra o ano na liderança e nos braços do povo

Por Claudio Barbosa 31/12/2016 10h10
Com Tite, Seleção Brasileira encerra o ano na liderança e nos braços do povo
Tite comemora com os jogadores, gol diante da Argentina - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira viveu momentos difíceis  após aquele inacreditável  7 a 1 sofrido para a Alemanha, no final da Copa de 2014, em pleno Mineirão. Após a queda de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) insistiu com Dunga, mas não deu certo. Com ele, os resultados não vieram, jogadores até pediam dispensa de convocação e o povo nem queria saber dos jogos da Seleção.

A CBF trouxe então Tite para comandar o selecionado brasileiro.  Ele trouxe uma nova identidade para a Seleção Brasileira, adotando o sistema de jogo 4-1-4-1, o mesmo desde os tempos do Corinthians. E o Brasil, que sequer estava na zona de classificação para a Copa do Mundo na Rússia, hoje lidera seu grupo. A proximidade das linhas, tanto para atacar, quanto para defender, mostram a aplicação tática dos jogadores, que se esforçam para realizar o que foi traçado pelo comandante.

O Brasil encerra a temporada 2016 liderando seu grupo nas eliminatórias com 27 pontos, seguido por Uruguai com 23, Equador e Chile com 20 e  a Argentina na quinta posição com 19.

O próximo jogo nas eliminatórias será no dia 23 de março de 2017 contra o Uruguai. Antes disso, fará um amistoso com a Colômbia, com toda arrecadação revertida para as famílias das vítimas da tragédia com o voo da Chapecoense (SC).

Jogos Olímpicos

Em agosto deste ano, o Brasil conquistou o tão sonhado ouro olímpico. A seleção comandada por Rogério Micale começou insegura, mas se superou, venceu a Alemanha nos pênaltis, em pleno Maracanã, e conquistou o ouro nas Olímpiadas realizadas no Rio0 de Janeiro. Neymar e Gabriel Jesus brilharam na competição. Agora, os dois servem muito bem a seleção principal de Tite.

As meninas

A Seleção feminina, com a alagoana Marta e o técnico Vadão não tiveram a mesma sorte. O selecionado ficou em 4º lugar, após perder para o Canadá.