Esportes Brasil

Atlético-GO campeão, Vasco respira e Tupi é rebaixado

Por Claudio Barbosa com agência Futebol Interior 12/11/2016 23h11
Atlético-GO campeão, Vasco respira e Tupi é rebaixado
- Foto: Agência Estado

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B definiu muita coisa neste sábado. Em uma partida emocionante, o Atlético-GO ganhou do Tupi por 5 a 3 e se sagrou campeão. De quebra, o Atlético rebaixou o Tupi para a Série C. Já o Vasco da Gama fez as pazes com a vitória e se aproximou do acesso: fez 2 a 1 no Bragantino. Confira os detalhes da rodada

Atlético GO é campeão da série B 2016 por antecipação

Após sair na frente do placar, o Atlético sofre a virada, mas conseguiu se recuperar e ganhou do Tupi por 5 a 3, no Estádio Olímpico, que recebeu mais de 11 mil pessoas. Com 70 pontos, o Dragão não pode ser mais alcançado por ninguém no campeonato. Por outro lado, o Galo Carijó estacionou nos 30 e não tem mais chances de escapar do rebaixamento.

Vasco respira

O Vasco da gama conseguiu respirar na competição. Depois de vários jogos sem vencer, superou o Bragantino por 2 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid. Mesmo no sufuco, mais uma vitória importante, que deixa o time carioca com 62 pontos. 

Bahia na briga

Na briga pelo acesso, o Bahia empatou com o Luverdense, por 2 a 2, fora de casa, e continua na zona de classificação para a elite, com 60 pontos. O Tricolor é o quarto colocado, sendo ultrapassado por Vasco da Gama e Avaí, ambos com 62 pontos. Náutico e Londrina, ambos com 57, ainda continuam na briga por uma vaga entre os quatro melhores.

Avaí vence e complica o Náutico

O Avaí fez 3 a 0 sobre o Náutico no confronto direto pelo acesso. Com este importante resultado, o time catarinense chegou a 62 pontos, na terceira colocação, além de manter uma invencibilidade de seis jogos, com quatro vitórias e dois empates. Agora, precisa somar dois pontos nos últimos jogos contra Londrina, fora, e Brasil de Pelotas, em Florianópolis, para conquistar o acesso sem depender de ninguém.

Após esta rodada, a diferença dos catarinenses para os primeiros clubes fora do G4, que são o próprio Náutico e o Londrina, é de cinco pontos. Os pernambucanos estacionaram nos 57 pontos e figuram na quinta posição. Para sonhar com acesso, precisará vencer as últimas partidas contra Tupi, em Juiz de Fora, e Oeste, em Recife, além de depender de combinação de resultados.

Ceará sem chances 

Quem deu adeus às chances de acesso foi o Ceará que dentro do Castelão levou 3 a 2 no guerreiro Vila Nova-GO. Com isso, o time de Sérgio Soares não tem mais chances de acesso. 

CRB também perdeu em casa

Na sexta-feira à noite, no bRei Pelé, o CRB também havioa perdido em casa. Foi derrotado pelo Paysandu por 1 a 0. As chances de acesso, no momento, são apenas matemáticas e mesmo assim remotas.

Jogando em Curitiba, o Paraná perdeu por 2 a 1 para o Criciúma-SC. Mas o time parananese não corre risco de rebaixamento, o mesmo que o  time catarinense, que apenas cumpre tabela, sem risco de degola ou chance de acesso.  

BRIGA CONTRA A DEGOLA

Em Pelotas, o Oeste deu sorte e empatou nos acréscimos com o Brasil por 1 a 1. Com isso se manteve em 16.º lugar, mas agora com 38 pontos. Tem quatro na frente do Joinville e seis na frente do Bragantino, virtualmente rebaixado. O Oeste pode definir sua sorte na próxima rodada, quando recebe o Joinville. Mas há 12 jogos o Oeste não vence. 

O Tupi, com 30 pontos, já caiu junto com o Sampaio Corrêa, que estacionou nos 27 pontos. O time maranhense perdeu em casa para o Londrina, por 3 a 1.

O Joinville também está em situação complicadea, poreque na sexta-feira perdeu de virada para o Goiás. O time goiano venceu por 3 a 2. 

Confirmando o placar da Série B

CRB 0 x  1 Paysandu-PA

Goiás-GO  3  x 2 Joinville-SC

Bragantino  1 x   2 Vasco-RJ

Ceará-CE  2 x   3 Vila Nova-GO

Sampaio Corrêa-MA  1 x  3 Londrina-PR

Brasil-RS  1 x   1 Oeste

Paraná-PR  1 x   2 Criciúma-SC

Avaí-SC  3 x   0 Náutico-PE

Atlético-GO  5 x  3 Tupi-MG

Luverdense-MT  2 x 2 Bahia-BA