Esportes Brasil

Volante Uillian, do Santa Cruz, é flagrado no exame antidoping

Por Claudio Barbosa com globoesporte.com 24/10/2016 17h05
Volante Uillian, do Santa Cruz, é flagrado no exame antidoping
Uilian flagrado no antidoping - Foto: Marlon Costa/Pernambuco Pres

Mais um problema no Santa Cruz. Depois dos salários atrasados, greve dos funcionários, rebaixamento e saída de técnico, jogador é flagrado no antidoping. O volante Uillian Correia foi pego no exame antidoping, no empate de 2 a 2 entre Santa e Chapecoense, na Arena de Pernambuco, no dia 7 de setembro.

A substância "higenamina" foi encontrada na urina colhida do atleta logo após o confronto. O medicamento é um termogênico - acelera a queima de gordura. A suspensão preventiva por 30 dias foi aplicada no jogador, que pode pegar a pena máxima de até quatro anos.

A punição foi aplicada na noite da última quinta-feira, dia 20 de outubro, um dia após a derrota por 1 a 0, diante do Botafogo, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, Ronaldo Botelho Piacente. A publicação, no entanto, só saiu no oficial do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira.

A substância, muito comum em "pré-treinos", é proibida de acordo com o Regulamento de Controle de Doping da FIFA/Confederação Brasileira de Futebol e pela Agência Mundial Antidoping. O Santa Cruz tem até cinco dias para apresentar a defesa escrita.

Segundo o advogado do clube, Eduardo Lopes, o clube vai defender o jogador, mas não corre risco de sofrer punição. O Santa Cruz já notificou o Cruzeiro, clube de origem do atleta. Porém, não houve uma conversa do departamento jurídico com o departamento médico, e nem com o próprio Uillian. A defesa do Santa deve ser desenvolvida e entregue ao STJD nesta semana.

Uillian Correia chegou ao Santa Cruz no início do ano. Veio do Cruzeiro em uma negociação que envolveu o meia Raniel - que, coincidentemente, caiu no doping no ano passado, mas pelo uso de cocaína. Titular da equipe, Uillian atuou em 45 partidas nesta temporada.