Esportes Mundo

Bolt dispara e é tricampeão nos 200m

Por NE 10 19/08/2016 07h07
Bolt dispara e é tricampeão nos 200m
- Foto: Agências

O superastro jamaicano Usain Bolt deu mais um passo para se tornar uma lenda eterna do esporte ao conquistar a terceira medalha de ouro seguida nos 200 m, quatro dias depois de garantir também o tricampeonato dos 100 m, nesta quinta-feira, no Estádio Olímpico dos Jogos do Rio.

O 'Raio' venceu sua prova predileta em 19.78, seu melhor tempo do ano, 14 centésimos à frente do canadense Andre De Grasse (20.02), que já havia levado o bronze nos 100 m. 

O francês Christophe Lemaitre, primeiro atleta branco da história a correr 100 m abaixo de 10 segundos levou o bronze (20.12), repetindo o resultado do Mundial de Daegu-2011.

Bolt agora tem oito medalhas de ouro em Olimpíadas: 100 m e 200 m em Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016, além do revezamento 4x100 m nas últimas duas edições dos Jogos.

Para completar o triplo-tricampeonato, o jamaicano de 29 anos precisa vencer o revezamento 4x100 m com a equipe da Jamaica, grande favorita para ganhar a final de sexta-feira. 

Com a nona medalha de ouro, ele pode igualar lendas do atletismo como o americano Carl Lewis e o finlandês Paavo Nurmi.

Seu primeiro título no revezamento, porém, foi manchado pelo doping do companheiro de equipe Nesta Carter, em Pequim-2008, o que eventualmente pode obrigar o astro a devolver sua medalha.

- Decepção com o tempo - Ao contrário das noites anteriores, o estádio estava praticamente cheio, e ansioso para mais um show do astro.

Quando entrou na pista, com roupas das cores preto e verde-amarelo da Jamaica, foi devidamente ovacionado, ao som de "Welcome do the jungle" (bem-vindo à selva), hit do Guns N'Roses'.

O jamaicano avisou que sua meta era quebrar o próprio recorde mundial (19.19). O 'Raio' largou bem, muito melhor do que na final dos 100 m, e foi possível ver no seu rosto que estava correndo ao máximo. 

No final, ao invés de dar uma olhada para o lado ou de desacelerar para zombar os adversários, ele continuou em velocidade máxima e deu a tradicional 'quebrada', inclinando o corpo para frente, mas não foi suficiente.

O tempo veio abaixo do que ele esperava e Bolt parecia até um pouco decepcionado quando viu o tempo e arrancou o número do seu short para jogá-lo no chão.

"Não fiquei feliz com o tempo. Meu corpo não estava respondendo na reta final. Estou ficando velho, meu corpo está envelhecendo. Se dependesse de mim, acho essa seria minha última corrida de 200 m, mas meu treinador pode ter outra opinião", afirmou.

Passada a decepção pelo tempo, bastou ouvir o público gritar "U-SAIN BOLT" a plenos pulmões para sair comemorando, com bandeira jamaicana, ao som de "Reggae Night", de Jimmy Cliff. 

A festa estava só começando, e promete ser ainda maior na sexta-feira, se ele completar o triplo-tricampeonato. 

"Realmente, ainda não me dei conta de tudo que conquistei. Você trabalha tão duro por tanto tempo e só espera poder colher os frutos. É uma sensação incrível", completou.