Esportes Brasil

Multa era verbal, Gomes deixa Botafogo e assume São Paulo

Por Claudio Barbosa Uol Esportes 13/08/2016 08h08
Multa era verbal, Gomes deixa Botafogo e assume São Paulo
Ricardo Gomes - Foto: Vitor Silva

Ricardo Gomes se desligou do Botafogo e vai mesmo comandar o São Paulo. Coincidentemente, neste domingo, as duas equipes se enfrentam no Morumbi, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

André Jardine se despedirá do comando do time são-paulino depois de levar o time à vitória contra o Santa Cruz, enquanto o Botafoigi terá Jair, filho de Jairzinho, no seu comando intrino. .

 

O maior problema foi o técnico se desligar do Botafogo. O Glorioso bateu o pé na questão do pagamento de uma multa rescisória para efetuar a liberação. Porém, a cláusula estava prevista apenas em um acordo verbal, que ainda não havia sido assinado pelas partes. Com isso, a equipe paulista se recusou a arcar com a despesa e deixou a situação nas mãos do treinador, que chegou a um consenso após uma reunião em General Severiano.

Essa será a segunda passagem de Ricardo Gomes no São Paulo. Em 2009, ele assumiu a vaga de Muricy Ramalho, que acabou demitido depois de ser eliminado pelo Cruzeiro na Copa Libertadores. Após isso, Ricardo Gomes tirou a equipe da briga contra o rebaixamento para encerrar o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, brigando pelo título até a última rodada.

A queda na Libertadores em 2010, para o Internacional, porém, encerrou seu ciclo no Tricolor à época. Ao todo, sob seu comando, o São Paulo venceu 38 jogos, empatou 15 e perdeu 20 vezes.

Em 2011, a frente do Vasco da Gama, Ricardo conquistou o título da Copa do Brasil, mas precisou deixar a profissão por quatro anos para se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC). Ano passado, o técnico retornou à ativa, levou a Série B pelo Botafogo e ficou com o vice-campeonato neste ano.