Esportes Brasil

Ricardo Gomes recebe proposta do São Paulo e deve deixar o Botafogo

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 12/08/2016 05h05
Ricardo Gomes recebe proposta do São Paulo e deve deixar o Botafogo
Ricardo Gomes - Foto: SSPress

Ricardo Gomes está perto de trocar o Botafogo pelo São Paulo. Apesar de os dois clubes ainda negarem a negociação, o técnico tem acordo apalavrado com o Tricolor. Da comissão técnica atual, o treinador levaria apenas o auxiliar Luis Octávio para o time paulista. As partes já trataram o salário e o tempo de contrato. Há a possibilidade de a transferência ser concluída antes mesmo do duelo entre as duas equipes, domingo, às 16h15, no Morumbi, pela 20ª rodada do Brasileirão.

A ideia do Botafogo era dificultar a saída do treinador com base na multa rescisória prevista em contrato. Só há um detalhe: esse acordo não foi assinado. Em maio, quando o Cruzeiro sondou Ricardo Gomes, o Botafogo deu um aumento salarial para o técnico, prorrogou o contrato até o fim de 2017 e previu multa de aproximadamente R$ 1 milhão. Mas tudo isso não foi para o papel. Fato que deixou o treinador chateado e ajudou na aproximação tricolor.

Outro ponto que desanimou Ricardo Gomes no Botafogo foi a falta de reforços de peso, algo que tinha sido prometido pela diretoria do Glorioso.

Do lado do São Paulo, o silêncio predomina. O diretor executivo de futebol do clube, Gustavo Vieira de Oliveira, é quem tem liderado as negociações. Mas adotou postura de não comentar sobre a contratação do substituto de Bauza, que foi para a seleção argentina. Por ora, o interino André Jardine, do time sub-20, comanda os treinamentos no CT da Barra Funda.
No Rio de Janeiro, especula-se que o São Paulo ofereceu um salário muito alto ao atual técnico do Botafogo, algo em torno de R$ 500 mil. Mas na capital paulista esse valor é considerado irreal.

Se acertar com o São Paulo, Ricardo Gomes voltaria ao clube do Morumbi pela segunda vez. Na primeira passagem, de 2009 a 2010, ele chegou com a missão de substituir Muricy Ramalho, que tinha sido tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008. O Tricolor, em 2009, brigou pelo título até a última rodada, mas o caneco ficou com o Flamengo. O tetra seguido escapou...

A passagem de Ricardo Gomes pelo Tricolor foi encerrado depois da derrota para o Internacional na semifinal da Libertadores de 2010. Mas ele deixou boa impressão no clube paulista. Tanto que agora ele é tratado como o sucessor ideal para Edgardo Bauza. São Paulo e Botafogo têm um encontro marcado pelo Brasileirão no domingo, no Morumbi, pela 20ª rodada do Brasileirão.