Outros Esportes

Atletas de Arapiraca são convocados para participar de ?peneira? da Seleção Brasileira

Por 7 Segundos 11/08/2016 12h12
Atletas de Arapiraca são convocados para participar de ?peneira? da Seleção Brasileira

Três atletas que integram o time de basquete em cadeira de rodas de Arapiraca foram selecionados para participar de uma “peneira” que pode indicar a convocação efetiva no time de basquete da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas. A seletiva deve acontecer no mês de outubro em Brasília. 

Os atletas Carlos Antônio Guedes, Carlos André Santos Lopes e Daniel Rodrigues, que integram o time da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima) foram escolhidos durante a Copa Norte-Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas, que aconteceu em Manaus, no final do mês de julho deste ano.

O presidente da Adfima, Adriano Targino, disse que durante os jogos da competição a coordenadora técnica da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, Fátima Maria Fernandes, ficava observando os atletas e selecionava aqueles que demonstravam um rendimento elevado. “Ela observava nossos atletas e pedia ao treinador Pablo Lucini para colocá-los em quadra com maior frequência para fazer uma avaliação mais detalhada”, relatou Targino.

O time da Adfima chegou invicto no final da competição e conquistou o título da Copa Norte-Nordeste. Além de ter conquistado uma das três vagas para o Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão do ano que vem, a Adfima teve os três atletas selecionados pela coordenadora técnico da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas. 

Para o técnico Pablo Lucini, a conquista desse título e a convocação dos atletas são o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de dois anos. “Isso tudo é importante para evidenciar a qualidade dos nossos atletas e elevar o nome de Arapiraca e de Alagoas nacionalmente”, afirmou o técnico.

Para os atletas selecionados, a participação nessa “peneira” para a Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas é um momento muito especial na vida deles. “Estamos ansiosos e felizes com tudo isso que está acontecendo conosco, mas com fé e determinação vamos continuar superando nossos próprios limites”, afirmou Daniel Rodrigues.

O time da Adfima é formado por André, Cicinho, Cláudio, Valdir e Marcos, que jogam na posição de ala. Os pivôs são Robert, Welder e Daniel. O time é completado ainda por Andrezinho, que joga como ala-armador; Carlinhos, ala-pivô; e Lucas Costa, armador.

Superando limites

O presidente da Adfima afirmou que a equipe de basquete em cadeiras de rodas se formou por meio do Projeto Superando Limites – onde o principal objetivo é inserir os portadores de deficiência física em atividades esportivas. “Após finalizar todo o processo de tratamento fisioterapêutico de reabilitação muitos cadeirantes ficam ociosos e sem motivação. O projeto foi criando para elevar a autoestima e incentivar a prática de esportes. Adriano Targino revelou que além do basquete, há atletas que praticam vôlei e rugby.

Atendimentos na Adfima

A Adfima presta mensalmente atendimento a 600 pessoas portadores de necessidades especiais e pessoas que necessitam de reabilitação em decorrência de acidentes de trânsito, AVC, entre outras complicações do quadro de saúde. Recentemente a associação inaugurou o serviço de equoterapia para ajudar no avanço da reabilitação dos associados.