Esportes Brasil

Gigantes em xeque: Brasil, Alemanha e Argentina tentam evitar vexames

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 10/08/2016 05h05
Gigantes em xeque: Brasil, Alemanha e Argentina tentam evitar vexames

Brasil, Alemanha e Argentina correm risco de dar adeus ao futebol masculino dos Jogos do Rio nesta quarta-feira. Vaiado nas duas partidas em Brasília (0 a 0 com África do Sul e Iraque) e com Neymar bastante questionado pela torcida, o time de Rogério Micale enfrenta a líder Dinamarca (quatro pontos) às 22h, na Fonte Nova, em Salvador, pelo Grupo A, e garante a classificação às quartas se vencer. 

Confira a tabela de jogos desta quarta feira e a situação das seleções:

Grupo A

22h - DINAMARCA x BRASIL
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador

O adeus precoce na Olimpíada? É contra isso que a seleção brasileira vai lutar nesta quarta-feira em Salvador. Para se classificar e evitar o vexame dar adeus aos Jogos ainda na fase de grupos, a equipe de Rogério Micale precisa vencer a Dinamarca. Um empate mantém as chances da equipe, desde que Iraque e África do Sul também empatem, mas com menos gols do que o Brasil.
A questão é que o Brasil ainda não fez gol na Olimpíada. Foram dois empates em 0 a 0, contra África do Sul e Iraque

22h – ÁFRICA DO SUL x IRAQUE
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo

Tudo indefinido no Grupo A do futebol masculino. Enquanto Brasil (2º colocado com dois pontos) e Dinamarca (1ª colocada com quatro pontos) duelam em Salvador, Iraque e África do Sul entram em campo na Arena Corinthians sonhando com a classificação para a próxima fase. Como os dois primeiros colocados se enfrentam, o Iraque precisa de uma vitória simples para avançar. Lanterna do grupo, a África do Sul tem a obrigação de superar os iraquianos por dois gols de diferença para garantir a vaga sem a necessidade de uma combinação de resultados. 

Grupo B

19h – COLÔMBIA x NIGÉRIA
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo

Já garantida nas quartas de final, a Nigéria, que tem 100% de aproveitamento, vai poupar alguns jogadores nesta quarta-feira, em São Paulo. Do outro lado, a Colômbia, que vem dois empates, precisa de um resultado positivo para manter vivo o sonho do ouro olímpico no futebol masculino.

19h – JAPÃO x SUÉCIA
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador

Mesmo com apenas um ponto conquistado, Japão e Suécia se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), com o sonho de conquistar a classificação para as quartas de final. Para tanto, basta um triunfo na Arena Fonte Nova e torcer contra a Colômbia, que enfrenta a Nigéria no mesmo horário, na Arena Corinthians, em São Paulo. A seleção japonesa ocupa a terceira posição do Grupo B e vem de um empate com a Colômbia. A Suécia, lanterna da chave por conta do número de gols marcados, foi derrotada pela Nigéria no último fim de semana.

Grupo C

16h - FIJI x ALEMANHA
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte

Lá vêm eles de novo! Alemanha e Mineirão se reencontram nesta quarta-feira, a partir das 16h (de Brasília). A seleção de Fiji, que sofreu 13 gols nos dois primeiros dois jogos e marcou apenas um, deverá ser o fiel da balança para a classificação do Grupo C. Com dois pontos ganhos, os alemães precisam da vitória e de um placar elástico para passar à próxima fase. E o técnico Horst Hubresch quer evitar a aposentadoria precoce, já que deixará o cargo após a participação da Alemanha na Olimpíada 2016. 

16h – CORÉIA DO SUL x MÉXICO
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília

Atuais campeões olímpicos, os mexicanos chegam a Brasília desfalcados da estrela do título em Londres, Uribe Peralta, que sofreu uma fratura no nariz e foi cortado da Rio 2016 (Pizarro também está fora, por ter fraturado o perônio da perna direita). Apesar das baixas, o técnico Raul Gutiérrez espera que o espírito do time se sobreponha às perdas no plantel na partida desta noite, quando o México enfrenta a Coréia do Sul, às 16h, no Estádio Mané Garrincha. Líder do grupo por conta do saldo de gols, mas empatado com os mexicanos com quatro pontos, os sul-coreanos esperam que os vacilos nas partidas anteriores não sejam um problema para a equipe.

Grupo D

13h - PORTUGAL x ARGÉLIA
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte

Líder da chave, Portugal espera manter os 100% de aproveitamento no grupo e fechar a participação na 1ª fase com a terceira vitória em três jogos. O jogo contra a Argélia coloca frente a frente o líder contra o lanterna do Grupo D. Pelo fato de os argelinos não terem mais ambição nenhuma na competição e Portugal já estar classificado, o técnico Rui Jorge mandará a campo uma equipe recheada de alterações com relação ao time que atuou nos dois primeiros jogos. Um time misto para utilizar jogadores que não vêm atuando e descansar os titulares visando às quartas de final.

13h – ARGENTINA x HONDURAS
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília

Afundado em uma crise institucional, o futebol argentino por pouco não ficou de fora da Olimpíada. Na estreia, a equipe foi batida por Portugal por 2 a 0. A recuperação veio na vitória de virada sobre a Argélia, que deixou a equipe com chances de lutar pela classificação em Brasília.