Esportes Brasil

Micale pede respeito a Neymar e teme que ele e jovens abandonem a seleção

Por Claudio Barbosa 09/08/2016 17h05
Micale pede respeito a Neymar e teme que ele e jovens abandonem a seleção
Rogério Micale - Foto: Lucas Figueiredo/ MoWa

O Brasil terá uma partida decisiva contra a Dinamarca, em Salvador, às 22h (de Brasília) desta quarta-feira. Nesta terça-feira (09), o o técnico Rogério Micale concedeu entrevista coletiva e saiu em defesa do atacante Neymar. Ele lamentou as vaias, consideradas agressivas da torcida de Brasília nas rodadas iniciais, criticou a repercussão sobre as atitudes pessoais do jogador e afirmou temer que atletas da novação geração desistam de defender a seleção brasileira.

"Se não analisarmos friamente, não tivermos uma transição dos craques, não o respeitarmos, logo eles não vão querer estar conosco. O Neymar quis estar na Olimpíada, e volto a dizer: ele assumiu uma situação e é muito cobrado por isso com 24 anos. São fatos para refletir", afirmou Rogério Micale.

Avaliou as comparações entre Neymar e a alagoana Marta, destaque da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. 

"São dois talentos do futebol brasileiro. Em relação ao Neymar, é um jovem de 24 anos que não atingiu ainda maturidade total, vai atingir. De uma forma geral, aos 28 anos o jogador chega ao ápice como atleta, homem, física e mentalmente. Ele já tem de lidar com a pressão de ser um líder, um expoente, desde 17, 18 anos de idade. A geração que lhe daria suporte não se firmou. A Marta está com quantos anos? 31 anos... Podemos dizer que a Marta é uma jogadora sensacional, tem todo nosso reconhecimento, mas o Neymar tem o meu reconhecimento como futuro melhor do mundo, ele vai ser, e nós precisamos respeitar o Neymar. Ele é jovem. Sei que em alguns momentos age de uma forma que não queremos, mas na idade dele, não faríamos as mesmas coisas, tendo o que ele tem? Não está fácil a situação que envolve o imediatismo que com nossos jovens jogadores, isso me preocupa como formador, como alguém que trabalha com jovens há alguns anos. Estamos sendo implacáveis, essa conta vai cobrar um preço", concluiu.

Mudanças 

O Brasil corre o risco de ser eliminado precocemente das olímpiadas e, diante disso, Rogério Micale admitiu mudançãs no time que vai enfrentar a Dinamarca. É possível que Luan entre no lugar de Felipe Anderson. O treinador não revelou quem será o substituto do volante Thiago Maia, que não joga porque está suspenso. Os candidatos a vaga são Rodrigo Dourado  e Walace.

Com dois pontos, o Brasil precisa vencer a Dinamarca - líder do grupo com quatro pontos - para não depender do resultado de Iraque e África do Sul, que também será às 22h, em São Paulo.