Esportes Mundo

Com Pelé, Gil, Caetano e Anitta, Olímpiadas serão abertas oficialmente

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 05/08/2016 11h11
Com Pelé, Gil, Caetano e Anitta, Olímpiadas serão abertas oficialmente
- Foto: Buda Mendes/Getty Images

Nesta sexta-feira, a partir das 20h, acontece a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento vai acontecer no Maracanã, maior estádio de futebol do mundo e simbolo do esporte no Brasil. Algumas atrações já foram reveladas, porém, ainda existem alguns mistérios, entre os quais, quem vai  acender a pira olímpica.

O  eterno rei do futebol, Pelé, tem a sua presença assegurada. A expectativa é que seja ele o responsável por acender a pira olímpica.  Pela primeira vez na história, uma Olimpíada terá duas piras. Isso porque o Maracanã não é o estádio olímpico e nele não será disputado o atletismo. A outra pira ficará na Candelária, no Centro do Rio, à vista da população. 

Os ritmos brasileiros serão a principal expressão cultural da festa. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta, Ludmilla, Karol Conka, MC Soffia, Paulinho da Viola, Elza Soares, Luis Melodia, Marcelo D2 e Wesley Safadão são atrações confirmadas, apresentando os diversos ritmos musicais. As delegações dos países serão acompanhadas de ritmistas de escolas de samba. Um poema deverá ser recitado por Fernanda Montenegro. Os artistas não cobraram cachê.

Uma réplica da primeira máquina voadora, um 14 Bis, invenção do brasileiro Santos Dumont, vai sobrevoar o Maracanã suspensa por cabos de aço. 

Valorizando a Ecologia, o Brasil será apresentado como jardim do mundo. A mensagem é: precisamos parar de tratar mal o planeta. Cada um dos cerca de 10 mil atletas do desfile vai depositar uma semente em um totem. Daqui a um ano as mudas serão plantadas no Parque Radical de Deodoro e vão formar o Parque dos Atletas. Os outros dois pilares do roteiro são a diversidade e o calor humano do povo brasileiro.  

A modelo Gisele Bündchen terá uma participação que se mostrou polêmica no ensaio do último domingo. Ela desfilaria ao som de "Garota de Ipanema" e policiais confundiriam o assédio de um vendedor de biquíni a um assalto. Segundo os diretores esta cena era uma pegadinha do ensaio. Outra modelo brasileira famosa, Lea T será a primeira transexual em uma cerimônia de abertura.

Para quem curte, haverá também Coreografia de Débora Colker. Quem já viu um espetáculo da companhia de dança da carioca sabe que a gravidade é desafiada a todo instante. Promessa de coreografias de tirar o fôlego. 

Os dez atletas refugiados, que vão desfilar sob a bandeira do COI, devem ser a mais exaltada do desfile, tanto quanto a do Brasil, que terá a pentatleta Yane Marques como porta-bandeira.

Dentre os mais famosos que levarão os pavilhões de seus países estão os tenistas Rafael Nadal, da Espanha, Andy Murray, da Grã-Bretanha, e Caroline Wozniacki, da Dinamarca, e a nadadora Federica Pellegrini, da Itália.

Fogos de artifício encerram as cerimônias e são um espetáculo à parte. Mais um desafio para a organização dos Jogos, levando-se em conta que o Rio já promove queimas de fogos impactantes no reveillon da praia de Copacabana.