Esportes Brasil

Por doping, atacante Alecsandro pega dois anos de suspensão

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 01/08/2016 22h10
Por doping, atacante Alecsandro pega dois anos de suspensão
Alecsandro é punido com dois anos de suspensão - Foto: Foto: Rodrigo Faber

O atacante Alecsandro, da equipe do Palmeiras, foi julgado nesta segunda-feira (01) pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), da Federação Paulista de Futebol, e acabou sendo punido com dois anos de suspensão. A punição é pelo fato de ter sido detectado- em exame antidoping na primeira fase do Paulistão- o uso da substância O-Dephenylandarine. A substância é anabolizante, metabólito do Andarine, sendo proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada). A defesa já informou que vai recorrer da decisão.

Dois auditores do TJD chegaram a votar pela pena máxima de quatro anos de suspensão. O presidente e mais dois auditores da 2ª Comissão Disciplinar, por sua vez, levaram em consideração alguns atenuantes e optaram por dois anos. O Tribunal tem 48 horas para publicar a decisão. A partir disso, a defesa do atleta terá três dias para recorrer.

Vale lembrar que o atacante já cumpriu 30 dias de suspensão preventiva, período que seria descontado do prazo final estipulado – transformando a pena, na verdade, em um ano e 11 meses de suspensão.

A defesa

Em todo o tempo, a defesa se baseou no argumento de que o O-Dephenylandarine decorreu de um tratamento de implante capilar feito pelo atacante em dezembro do ano passado. Os médicos do Palmeiras admitiram a ausência de estudos na área, mas explicaram como um processo desenvolvido pelo próprio organismo do jogador pode ter levado a uma conclusão precipitada.

O jogador 

Muito abalado, Alecsandro deixou o local chorando, sem falar com a imprensa. Inquieto durante todo o julgamento, o jogador balançava a cabeça negativamente a cada voto proferido. O Palmeiras ofereceu suporte por meio de seus advogados e médicos, mas a defesa foi elaborada por uma equipe particular, contratada pelo próprio jogador.