Esportes Brasil

Time mineiro é indiciado por exploração de menores

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 17/06/2016 11h11
Time mineiro é indiciado por exploração de menores
- Foto: Ascom Vila Nova (MG)

O Ministério Público de Minas Gerais divulgou uma nota oficial relatando que o Villa Nova-MG, tradicional clube de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, está sendo acionado na Justiça por exploração de jogadores menores de 18 anos. Segundo a nota, o clube é acusado de não fornecer condições adequadas para a garantia dos direitos dos adolescentes.

O próprio Ministério Público entrou com a ação. Ainda de acordo com o texto, há um acordo judicial em que o Villa se compromete a não dar continuidade às suas categorias de base, o que estaria sendo descumprido. Há também a acusação de que o clube não oferece condições de limpeza, segurança e conforto para os atletas, além de não assinar contrato.

As categorias de base do clube são terceirizadas, o que é um problema, segundo a promotora de Justiça de Nova Lima Cláudia de Oliveira Ignez.

- O clube não realiza qualquer tipo de acompanhamento em relação ao tratamento que seus parceiros dispensam aos menores, que muitas vezes são vítimas de lesão e exploração causadas pelo ganancioso mercado da bola. O clube se recusa a assumir qualquer tipo de responsabilidade em relação aos direitos dos adolescentes.

Na ação, o MP-MG pede a imediata devolução às famílias de todos os atletas menores de 18 anos que estão alojados nas dependências do clube. Pede também a proibição de que novos jogadores sejam alojados no local, o que, segundo a acusação, implica na ruptura da convivência familiar.

Segundo a nota, "caso a Justiça acate os pedidos, o Villa Nova-MG terá que arcar, em caso de descumprimento, com multa diária de mil reais para cada obrigação não atendida e cada menor encontrado em situação irregular".
O Villa Nova, por meio de sua assessoria, disse que ainda não foi notificado da ação e que, quando for, irá procurar se adequar às exigências ou recorrer, caso não concorde com as acusações.