Esportes Brasil

Comitê discute mudanças e reforma calendário do futebol para 2017

Por Claudio Barbosa com CBF 10/06/2016 15h03

O Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro anunciou importantes avanços, após reunião na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os 18 membros do Comitê aprovaram o Código de Ética do Futebol Brasileiro, o novo calendário, um plano de ação para o futebol feminino e uma metodologia oficial da CBF de ensino do futebol para crianças.


Código de ética
 

O Código de Ética valerá para dirigentes da CBF, das 27 federações estaduais e dos clubes nacionais, além de jogadores, árbitros e outros profissionais ligados ao futebol no Brasil. O documento prevê a criação de uma Comissão de Ética, nos moldes da que existe na FIFA, com uma Câmara de Investigação e uma Câmara de Tomada de Decisão.

O Código de Ética prevê punições para quem desrespeitá-lo. As penas podem ser advertência, multa de até R$ 500 mil, suspensão de até 10 anos, demissão por justa causa, trabalho comunitário, proibição de acesso aos estádios por até 10 anos e proibição de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol também por até 10 anos. Agora, o Código de Ética segue para a aprovação da Assembleia Geral para então entrar em vigor. Depois, será formada uma Comissão de Ética, assim como será criado um site para o recebimento de denúncias.

Novo calendário do futebol brasileiro
 

O Comitê de Reformas também aprovou o novo calendário do futebol brasileiro, intensamente debatido e elaborado por um grupo de trabalho com 21 integrantes, sob a coordenação dos campeões mundiais Carlos Alberto Torres, Ricardo Rocha, Edmílson e Carlos Alberto Parreira. As mudanças entram em vigor em 2017.

Os estaduais terão uma redução do número máximo de datas, que cai de 19 para 18, embora a média deva ficar em 16 datas na maioria do país. Assim, os regionais terão até oito datas garantidas.

Datas Fifa
 

Outra conquista é a paralisação do calendário em datas FIFA, sem a realização de partidas de campeonatos da CBF nos dias anteriores e posteriores às partidas da Seleções nacionais. Na prática, essa mudança acarretará em duas pausas de 13 dias, nos meses de setembro e outubro.

Redução no brasileiro
 

No ano que vem, o Campeonato Brasileiro terá uma redução de 11 para nove datas de jogos em meio de semana. Essa mudança permitirá que os clubes tenham mais tempo para trabalhar aspectos técnicos e táticos, além de garantir um maior período de recuperação aos atletas.

Direitos
 

Na avaliação do Comitê, o novo calendário manteve conquistas importantes como as férias anuais de 30 dias e a pré-temporada de 25 dias.

Futebol feminino tem 11 medidas
 

O Futebol Feminino teve aprovada uma primeira onda de ações a serem realizadas nos curto e médio prazos. São 11 medidas, divididas em quatro grandes temas: Desenvolvimento, Competições, Seleções e Marketing. O grupo de trabalho nessa área é composto por Ana Paula Oliveira, e a jogadora Formiga, além de outros nomes como Marco Aurélio Cunha, Lorena Soto e Mayi Blanco, gerente sênior de Desenvolvimento do Futebol Feminino na FIFA. A CBF agora vai analisar a implementação das medidas aprovadas.

Uma metodologia social
 

Também foi aprovada a metodologia "Paixão Nacional", projeto desenvolvido no grupo de trabalho CBF Social. Trata-se de uma metodologia oficial da CBF de ensino do futebol para crianças e adolescentes matriculados no ensino público ou particular, além de escolinhas e projetos sociais.

Os alunos vão aprender fundamentos como passe, chute, condução e drible, entre outros. O primeiro passo será oferecer cursos de capacitação para professores de educação física, ex-jogadores e outros profissionais que atuem em escolinhas de futebol ou projetos sociais. O projeto piloto será implantado nas escolas públicas de Goiás, em uma parceria da CBF com o Governo do estado. O objetivo final é a nova metodologia de ensino do futebol seja incorporada ao currículo de Educação Física das escolas brasileiras.