Santa Rita

Hospital do Açúcar anuncia plano de reestruturação financeira para conter gastos

Agravamento da crise nacional e defasagem na tabela do SUS contribuíram para a medida

Por 7 Segundos com assessoria 31/05/2016 18h06
Hospital do Açúcar anuncia plano de reestruturação financeira para conter gastos

O Hospital do Açúcar emitiu uma nota de esclarecimento no final da tarde desta terça-feira (31) e anunciou um plano de reestruturação financeira para conter gastos. Segundo informações, a medida é por conta do agravamento da crise nacional e a defasagem na tabela do SUS, congelada há 20 anos.

A ação faz parte de um programa de ajuste de contas que inclui: 1 - um plano redução de consumo energia; 2 - plano redução custos; 3- equilíbrio contas; 4 - equilíbrio da folha salarial (o plano inclui o desligamento de colaboradores da instituição); 5 - readequação das unidades de negócio; e 6 - implantação do orçamento anual.

O desligamento está sendo intermediado, por iniciativa do Hospital do Açúcar, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas. A primeira audiência foi realizada no dia 18 de maio de 2016. A segunda audiência foi realizada nesta segunda-feira, 30.

A direção do Hospital do Açúcar em seu plano de desligamento de pessoal prevê o afastamento de colaboradores já aposentados e o reaproveitamento de parte do pessoal em suas Unidades de Negócios (parceiros que atuam dentro da instituição), estimando que ao final do processo no máximo um terço dos colaboradores poderão ficar temporariamente sem renda.

Ainda de acordo com a nota, “o plano de reestruturação visa à garantia de sobrevivência da própria instituição, assegurando a capacidade de pagamento em dia dos seus compromissos, inclusive a folha salarial”. “Por fim, o Hospital do Açúcar informa que adotou todas as medidas para manter plenamente o funcionamento da instituição e o pleno atendimento aos seus usuários”, concluiu o documento.