Futebol

Goleiro do Londrina fala da opção pela religião

Por Globo esporte 20/01/2016 10h10
Goleiro do Londrina fala da opção pela religião
- Foto: Google imagens

O goleiro Vitor, do Londrina, está decidido: vai cumprir o que a religião Adventista prega e deixará de treinar e jogar entre a noite de sexta-feira e o sábado. Por isso, a diretoria do Londrina anunciou que o contrato, que vai até maio, não será renovado. Mesmo sabendo das consequências que a decisão pode trazer para a carreira, o jogador diz estar tranquilo e que acredita estar fazendo a melhor opção.

- Não tenho medo das consequências. Quando tomei essa decisão, eu sabia que teria consequências, ainda mais no futebol. Para muitos, o que mais importa é o dinheiro. Mas para mim, isso não é o mais importante. Eu decidi ouvir meu coração. Minha conversão me faz um homem melhor, um marido melhor, um pai melhor e até um profissional muito melhor. Estudei muito a Bíblia e percebi a importância de dedicar o sábado ao Criador. Eu poderia esquecer, pensar só no trabalho. Mas optei por ouvir meu coração. Eu sei que tudo o que conquistei no Londrina nesses dois anos não foi por acaso. Tenho fé que Deus tem ajudado em tudo – afirmou.

Vitor recusou uma proposta para defender a Chapecoense nesta temporada. A negociação não prosperou justamente porque ele contou que não poderia treinar ou jogar entre a noite de sexta-feira. O jogador disse que, na ocasião, o gestor do Londrina, Sergio Malucelli, prometeu que o contrato seria prorrogado até o fim do ano. Porém, em entrevista, Malucelli, anunciou que o contrato do goleiro com o clube, que vai até maio, não será prolongado.

- Nós não esperávamos por isso. Estávamos negociando o Vitor com a Chapecoense, quando ele me contou a decisão. Eu tenho que respeitar, é uma questão religiosa. Não vou nem tentar persuadi-lo em alguma coisa porque é uma decisão pessoal e religiosa. O contrato dele vai até maio, e será respeitado. Depois, o Vitor vai seguir seu caminho e nós vamos seguir o nosso – disse Malucelli.

O jogador explica que conversou com o técnico Claudio Tencati sobre a decisão. O treinador disse entender e que iria pensar sobre o assunto. A opção pela religião já fez com que Vitor não participasse do primeiro coletivo realizado pelo técnico Claudio Tencati, no último sábado. Na ocasião, Marcelo Rangel começou entre os titulares, enquanto Guilherme foi o goleiro reserva.

- O Tencati foi o primeiro a ser informado sobre isso. Ele teve uma aceitação, disse que não tinha passado por isso na carreira antes, mas que entendia minha posição. Comentou também que não gosta de fazer revezamento, que vai pensar sobre o assunto. Não sei se ele vai querer que eu jogue no Paranaense e na Copa do Brasil, já que pela tabela não temos jogos aos sábados, ou se vai preferir já colocar o Marcelo Rangel. A decisão agora é com ele - comentou Vitor. 

Vitor conta que se converteu à religião há mais de dez anos. O goleiro lembra que começou a pensar seriamente sobre o assunto nos últimos dois anos, logo depois que chegou ao Londrina. Um dos casos foi durante uma das partidas que precisou jogar no sábado, durante a Série D do Brasileiro, em 2014.

- Um dos jogos que me fizeram pensar muito nisso foi o contra o Brasil de Pelotas, em um sábado. Vi o pessoal cuspindo, me xingando, tudo sem nenhum motivo. Ali eu me senti em uma arena de batalha, enquanto poderia estar com minha família, fazendo outras coisas.
O goleiro destacou que está recebendo apoio de toda a família pela decisão tomada. Vitor espera principalmente que o torcedor respeite a opção.

- Minha família está apoiando, o que é o mais importante. Eu espero que o torcedor respeite essa decisão. Vivemos em um mundo onde a maioria se preocupa com dinheiro, com bens materiais, em trabalhar sem parar para isso. Mas, do que vale isso tudo? O mais importante é o respeito, o amor, ser uma boa pessoa com seus familiares, com quem está perto de você.
Carlos Vitor da Costa Ressurreição tem 30 anos, foi revelado pelo Vitória-BA e passou por outros nove clubes antes de chegar ao Londrina. Ele foi apresentado no clube no final de 2013 para substituir o goleiro Danilo, atualmente na Chapecoense.

No primeiro ano pelo Tubarão, em 2014, o goleiro foi fundamental na conquista do título Paranaense e no acesso à Série C do Brasileiro. Em 2015, ajudou a equipe a chegar as semifinais do Campeonato Paranaense, o título do interior estadual e o acesso à Série B do Brasileiro. Na temporada passada, ficou fora apenas de um dos 43 jogos do Londrina na temporada (contra o Tupi, pela primeira fase da Série C do Brasileiro, por causa do terceiro cartão amarelo). Ao todo, Vitor fez 79 jogos com a camisa do Londrina.

Entenda porquê os adventistas guardam o sábado

A religião da Igreja Adventista do Sétimo Dia preconiza que o mundo foi criado por Deus em seis dias e o sétimo - no caso o sábado, pois o Domingo é o primeiro dia - é destinado para repouso e culto. Os adeptos da religião não podem realizar atividades como trabalhar, estudar ou fazer festividades. As únicas atividades realizadas são as de caridade.