Fórmula 1

Após largar em quinto, Massa se supera e termina GP da Itália em 3º

Por 7 Segundos com UOL esporte 06/09/2015 10h10
Após largar em quinto, Massa se supera e termina GP da Itália em 3º

O "sonho" de Sebastian Vettel em brigar pela vitória do GP da Itália não passou de ilusão: correndo na casa da Ferrari, o alemão assistiu a mais um passeio de Lewis Hamilton, que venceu pela sétima vez na temporada e 40ª na carreira. O ferrarista foi segundo e Nico Rosberg abandonou com duas voltas para o final.

Depois de ter ido mal na classificação, largando apenas em quarto, o vice-líder do campeonato caiu para sexto na largada e estava em terceiro quando quebrou. Assim, viu a desvantagem na tabela aumentar de 28 para 53 pontos com sete etapas para o final da temporada. É a maior diferença aberta pelo líder desde o início do ano.

Um dos pilotos superados por Rosberg foi Felipe Massa, que herdou a terceira colocação e cruzou muito pressionado pelo companheiro Valtteri Bottas, chegando apenas três décimos na frente. Com o resultado, o brasileiro se firmou na quarta posição do campeonato.

Felipe Nasr chegou a andar em sétimo, mas um toque logo na primeira volta comprometeu sua prova e o piloto da Sauber terminou fora da zona de pontuação, em 13º.

Largada desastrosa de Raikkonen

Após a melhor classificação desde o GP de Mônaco de 2009, Kimi Raikkonen ficou parado no grid e caiu para o meio do pelotão. Isso atrapalhou todos os que estavam logo atrás do finlandês no grid, com Nico Rosberg caindo para sexto. Hamilton manteve a primeira posição, seguido por Vettel em segundo e Massa, que pulou de quinto para terceiro. Bottas apareceu em quarto. Perez, Rosberg, Grosjean, Hulkenberg, Ericsson e Button completavam o top 10 ao final da primeira volta.

Felipe Nasr, que largou em 11º, chegou a ocupar a sétima posição, mas se tocou com Maldonado e teve de trocar a asa dianteira, caindo para último.

Rosberg e Raikkonen foram escalando o pelotão. Na décima volta, o alemão já estava a 1s de Bottas na disputa pelo quarto lugar e o finlandês era o carro mais rápido da pista, em nono. Enquanto isso, Hamilton controlava a ponta, com mais de 5s de vantagem para Vettel.

Rosberg passou a pressionar fortemente Bottas a partir das 12 voltas, mas tinha de se preocupar com o superaquecimento de seus freios: toda vez que se aproximava da Williams, o alemão recebia a recomendação da equipe de se afastar para evitar desgastar demasiadamente os freios.

Mercedes bate Williams na estratégia

Rosberg foi o primeiro dos ponteiros a parar, na volta 19. A estratégia era utilizar a aderência dos pneus novos para superar Bottas e Massa. A Williams chegou a tentar reagir, chamando o brasileiro na volta seguinte. Porém, Nico voltou à pista andando muito rápido e conseguiu superar os dois carros do time de Grove com a estratégia, pulando para terceiro. Massa caiu para quarto e Bottas, para quinto.

Apostando no desgaste de pneus da Ferrari de Vettel, Rosberg passou a mirar o segundo lugar, enquanto Raikkonen seguia abrindo caminho no meio do pelotão. Com 14 voltas para o fim, o finlandês era sétimo, partindo para cima de Perez. Com Hamilton em primeiro, Vettel em segundo, Rosberg em terceiro, Massa em quarto e Bottas em quinto, o top 10 era completado por Hulkenberg, Ericsson e Ricciardo, que fazia grande prova de recuperação após ter largado em penúltimo.

Nas voltas finais, Rosberg chegou a diminuir a diferença para Vettel para 2s, mas não ameaçou seriamente o alemão e acabou quebrando o motor com duas voltas para o fim. Porém, um clima tenso marcou o fim da corrida de Hamilton. Sem explicar o motivo, a Mercedes pediu para o inglês apertar o ritmo para abrir uma vantagem. O líder do campeonato prontamente passou a andar rápido para garantir a vitória. Bottas também encostou em Massa, chegando a usar a asa.

Com o resultado do GP da Itália, Hamilton soma 252 pontos, contra 199 de Rosberg e 178 de Vettel. Na briga particular pelo quarto posto, Massa tem 97, Bottas tem 91 e Raikkonen, 90. A Fórmula 1 volta em duas semanas no GP de Cingapura.

Confira o resultado do GP da Itália

1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1hr 18m 00.688s
2. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari +25.0s
3. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes +47.6s
4. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +47.9s
5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +1m 08.8s
6. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1m 12.7s
7. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes +1 volta
8. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +1 volta
9. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +1 volta
10. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault +1 volta

11. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault +1 volta
12. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault +1 volta
13. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 volta
14. Jenson Button ING McLaren-Honda +1 volta
15. Will Stevens ING Manor-Ferrari +2 voltas
16. Roberto Merhi ESP Manor-Ferrari +2 voltas

Não completaram

Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 51 Volta
Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 48 volta
Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes 1 volta
Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1 volta