Lutas

Mayweather perde cinturão conquistado em superluta contra Pacquiao

Por 7 Segundos com UOL esporte 07/07/2015 09h09
Mayweather perde cinturão conquistado em superluta contra Pacquiao

O americano Floyd Mayweather perdeu o seu cinturão conquistado contra o filipino Manny Pacquiao no último dia 2 de maio, naquela que foi chamada de 'luta do século'.

O pugilista não cumpriu com algumas regras do duelo, que previa, entre outras coisas, um pagamento de US$ 200 mil de sanção da luta, que rendeu ao pugilista US$ 220 milhões.

"O comitê da OMB (Organização Mundial de Boxe, pela sigla em inglês) não tem outra alternativa a não ser não reconhecer o senhor Floyd Mayweather Jr. como o campeão dos médios da OMB e tirar dele o cinturão por não cumprir com os nossos regulamentos de competições do campeonato mundial da OMB", diz o comunicado da instituição publicado nesta segunda-feira (6).

Mayweather também teria de escolher com qual dos seus cinturões iria ficar, já que é proibido que um lutador mantenha cinturões de categorias diferentes. A OMB enviou um comunicado a Mayweather com o prazo final até a última sexta-feira para que fossem cumpridas as regras, o que não aconteceu, segundo ela.

Com isso, a organização decidiu, em reunião nesta segunda, tirar o cinturão ganho pelo lutador contra Pacquiao.

"A OMB tem o maior respeito por Floyd Mayweather Jr. e tudo o que ele realizou durante a sua longa carreira. Mayweather sempre concordou e entendeu que ser campeão traz privilégios e responsabilidades. E esse status como campeão da OMB está sujeita e condicionada ao cumprimento das regras e regulamentos da OMB", conclui o comunicado.

O título de campeão deve ir agora para o americano Timothy Bradley, que era dono do cinturão interino da categoria da OMB. Apesar de ter pedido o cinturão da OMB, Mayweather ainda mantém o título da WBA (Associação Mundial de Boxe, em inglês).