Lutas

José Aldo já deixou cinco lutas pelo título do UFC por lesão

Por 7 Segundos com Combate 01/07/2015 11h11
José Aldo já deixou cinco lutas pelo título do UFC por lesão
- Foto: Divulgação / UFC

José Aldo está, definitivamente, fora do UFC 189, marcado para o próximo dia 11, em Las Vegas. O brasileiro, que defenderia o cinturão dos penas, contra Conor McGregor, foi forçado a deixar o embate devido à lesão sofrida na costela. A situação, porém, não chega a ser uma novidade para o brasileiro. Isto porque esta é a quinta vez que ele deixa uma disputa por problemas físicos.

A quantidade de lutas que José Aldo precisou se retirar foi um dos argumentos utilizados por Dana White, presidente do UFC, para justificar a criação do título interino da categoria. Além dessas cinco vezes, Aldo deixou outras duas lutas pelo cinturão, entretanto, nestas ocasiões, os problemas vieram dos então desafiantes.

Em 2010, quando o UFC decidiu acabar com o WEC - evento que havia absorvido anos antes -, José Aldo faria sua primeira defesa de título no Ultimate contra Josh Grispi, na edição 125, marcada para 1º de janeiro. Entretanto, uma lesão nas costas vetou o manauara da peleja, que nunca mais viria a acontecer, adiando sua estreia na companhia para abril, contra Mark Hominick.

No ano seguinte, no UFC 149, agendado para outubro, no Canadá, a "bruxa das lesões" voltou a assombrar José Aldo: uma lesão na coxa deixou o atleta fora de ação contra Erik Koch. O compromisso foi remarcado para o UFC Rio 3, mas, desta vez, o americano se machucou, provocando novo cancelamento do duelo, que jamais aconteceu.

Apesar da retirada de Koch, José Aldo foi mantido no UFC 153 para enfrentar Frankie Edgar, na principal luta do show. Em um polêmico acidente de moto, porém, o manauara machucou o pé, levando a organização a limar o confronto do card, realizado em outubro de 2012.

Em agosto de 2013, no UFC Rio 4, Anthony Pettis, então campeão dos leves, machucou o joelho dois meses antes de enfrentar José Aldo, na luta principal do evento, que precisou ser cancelada. O brasileiro, contudo, seguiu liderando o card e venceu Chan Sung Jung, o "Zumbi Coreano", eleito o substituto de "Showtime".

Treze edições depois, no UFC 176, ocorrido em agosto de 2014, José Aldo voltaria a se ausentar por problemas físicos. Ao receber uma queda durante um treino, ele machucou o ombro e as costas, deixando o confronto com Chad Mendes. O reencontro com "Money" ficou, então, para a edição 179, na qual o campeão manteve o título ao vencer o americano por pontos.