Amador

Federação inaugura sede e amplia possibilidades para jogo de xadrez

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 09/06/2015 10h10

A Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal) ganhou nova sede no último fim de semana, quando foram inauguradas as instalações em uma das salas do estádio Rei Pelé, onde já funcionavam outras 12 federações, duas associações e dois sindicatos ligados ao esporte. Fundada na década de 70, a Fexeal hoje conta com uma média de 500 filiados, a maioria jovens de 9 a 16 anos.

Aproximadamente 30 enxadristas, os melhores do estado, disputaram partidas da modalidade na nova sede.

Presidente da Fexeal, o também árbitro da Federação Internacional de Xadrez, Ari Maia comemorou a parceria firmada com o Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude e falou a respeito dos benefícios de a federação ter uma sede permanente – antes a Fexeal era obrigada a mudar constantemente de endereço por funcionar em prédios alugados.

“A comunidade de xadrez de Alagoas agradece bastante a parceria que firma agora com o governo do estado. Com sede fixa, podemos, enfim, planejar melhor as competições, capacitação para árbitros e jogadores, além de poder levar a prática do esporte para as comunidades carentes do entorno do Rei Pelé. Sabemos que ali há muita criança e jovem carente que podem vislumbrar novos horizontes com o esporte, e o xadrez é uma saída também. É uma grande conquista”, declarou Ari Maia que também integra a Liga Brasileira da modalidade que, em Alagoas, tem como destaque os enxadristas Ferreira Júnior e Jaime Miranda.

De acordo com Ari Maia, estudos citados por ele comprovam que a prática do esporte com origem na Índia melhora a qualidade do aprendizado entre os jovens e adolescentes na escola e acentua a condição de concentração, raciocínio lógico e paciência do enxadrista. O dirigente conta que a Fexeal mantém projetos no interior que ajudam a disseminar o esporte.

“Diversas teses e estudos comprovam esse benefício para quem pratica xadrez. Por isso, quanto mais espaço tivermos para que se jogue o esporte, melhor. Nossa federação tem projetos sociais com alunos de escolas públicas nas cidades de Barra de São Miguel, Porto Real do Colégio e Porto de Pedras, que são fundamentais para que possamos nos aproximar de todas as camadas da sociedade”, destacou.

Conforme a secretária de Estado, do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, a utilização das salas do Rei Pelé para abrigar federações esportivas é uma maneira de dar mais vida ao Trapichão e apoiar ainda mais as entidades esportivas. Petuba lembrou que a ação faz parte do projeto de transformar o Rei Pelé num Centro de Treinamento.

“Com a cessão para a Federação de Xadrez, já é a nona sala que disponibilizamos no Rei Pelé para que uma federação se instale e possa trabalhar tendo sua sede permanente. Quando assumimos a secretaria, encontramos muitas dessas salas subutilizadas, e agora têm uma finalidade. É objetivo da secretaria transformar o Rei Pelé num Centro de Treinamento. O caminho para isso é longo, mas começamos a percorrê-lo”, afirmou a secretária.

Campeonato Geral Escolar

Com foco na comunidade estudantil, a Fexeal promove, no próximo dia 13, um dia de competições, com a realização do I Campeonato Geral Escolar. Segundo Ari Maia, a expectativa da organização é de que pelo menos 100 enxadristas participem da disputa.