Outros Esportes

Triatletas alagoanos participam de Brasileiro e Sul-Americano Júnior

Por Redação 09/03/2015 15h03
Triatletas alagoanos participam de Brasileiro e Sul-Americano Júnior
- Foto: ELC3

João Pessoa (PB) foi a capital do triathlon neste fim de semana e o Alagoas Esporte esteve na cidade para trazer as novidades acerca dos eventos e dos alagoanos inscritos na competição, entre eles estavam Eduardo Cristian dos Santos Silva, de 19 anos, Alexandre Lima Marques da Silva e Lawínya Assíria, de 16.

A festa teve início na sexta-feira (06) durante o Congresso Técnico, onde foram e entregues os kits e todo o evento foi explicado aos participantes. No sábado pela manhã foi dada a largada do Campeonato Brasileiro de Triathlon, onde Eduardo competiu na categoria sub23.

"Meu objetivo é obter resultado e crescer mais como triatleta. É um desafio. Nunca competi no Olímpico. Hoje estou no Sprint, mas em 2013 fui campeão no Speed Mini-Sprint do Campeonato Alagoano e em 2014 fui o terceiro melhor no Speed Sprint Jovem", disse Silva.

A vontade de sair das fronteiras de Alagoas também moveu Lawínya, inscrita Camtri Triathlon Junior South American Championships, que teve a largada à tarde. "Meu principal objetivo não é subir ao pódio, mas poder estar competindo entre as melhores na minha faixa etária. Estou no esporte desde meus 12 anos de idade e quero estar cada vez mais experiente nele", explicou Assíria.

Esses foram os únicos alagoanos que toparam o desafio olímpico de nadar 1500 m, pedalar 40 km e correr 10 km – Lawínya participou do Sprint cujas distâncias caem pela metade. Eles não conseguiram subir ainda ao pódio, mas o Alagoas Esporte felicita o esforço e a vontade de estarem entre os melhores do Brasil e da América do Sul.

No caso da Lawínya e do Eduardo, apesar de receberem a ajuda de alguns parceiros, ainda é perceptivo a falta de apoio no desenvolvimento de novos atletas em Alagoas. "Já participei de dois brasileiros de triathlon, dois brasileiros de ciclismo; em ambos eu fiquei entre os oito melhores", pontuou Lawínya. "Nós queremos treinar, evoluir, representar nosso Estado nas competições lá fora; mas ainda não temos a mesma preparação que os triatletas de fora possuem", lamentou Eduardo.

Os três triatletas participam do Alagoas Triathlon, que é a competição realizada pelo Alagoas Esporte e chancelada pela Federação Alagoana de Triathlon (Faltri). Para quem não pôde assisti-los em João Pessoa, eles estarão em mais uma etapa do alagoano, que será realizado no dia 19 de abril.