Lutas

Anderson Silva é flagrado no antidoping por anabolizante

Por Redação 04/02/2015 07h07
Anderson Silva é flagrado no antidoping por anabolizante

O UFC divulgou na noite desta terça-feira que Anderson Silva testou positivo para Drostanolona, que é um tipo de anabolizante, em seu teste para a luta contra Nick Diaz. Além dessa substância, a Comissão Atlética de Nevada confirmou que o lutador também foi flagrado por Androstano, também proibido

Anderson Silva retornou ao octógono no último sábado após um ano (sofreu uma grave lesão em dezembro de 2013) e superou Nick Diaz, em Las Vegas.

Anderson é o terceiro brasileiro a testar positivo para Drostanolona, depois de Hermes França e Thiago Tavares. No mundo do MMA, Spider é o 11º atleta a cair nesse exame.

Em nota oficial, o UFC, se disse desapontado por estes resultados iniciais e afirmou que mais testes serão conduzidos para a confirmação. Além disso, a entidade classificou o brasileiro como "verdadeiro Embaixador do esporte das artes marciais mistas e do UFC."

Recentemente, essa é a segunda vez que uma grande estrela do UFC é pega com substâncias ilegais. Após vencer Daniel Cormier no dia 4 de janeiro, Jon Jones testou positivo para cocaína. Essa droga, no entanto, não é considerada doping de performance pelas regras da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), entidade na qual a Comissão de Nevada se orienta para definir possíveis suspensões e punições.

Além disso, o oponente de Anderson Silva em sua volta, Nick Diaz, também foi pego no exame antidoping por uso de maconha, segundo o site Yahoo!. É a terceira vez que isso ocorre na carreira dele, todas pela droga. Em 2012, ele chegou a ser suspenso por um ano do UFC.

Um dos lutadores que foi derrotado por Anderson Silva na vitoriosa carreira do brasileiro no MMA, Michael Bisping disse que não se surpreendeu com a notícia do doping. "Triste que Silva testou para esteróides. No entanto, na retrospectiva, não estou surpreso. Sou muito ingênuo", escreveu o inglês nas redes sociais.

Confira a nota do UFC na íntegra:

"Em 03 de fevereiro de 2015, a organização do UFC foi notificada pela Comissão Atlética de Nevada que Anderson Silva testou positivo para Drostanolona no teste para sua luta, realizado no dia 09 de janeiro. O UFC compreende que mais testes serão conduzidos pela Comissão para confirmar estes resultados preliminares.

"Anderson Silva tem sido um excelente campeão e um verdadeiro Embaixador do esporte das artes marciais mistas e do UFC. O UFC está desapontado por saber destes resultados iniciais.

"O UFC tem uma rígida e consistente política contra o uso de qualquer droga ilegal, de alteração de desempenho ou agentes mascarantes, por parte de seus atletas."