Lutas

Após sete meses, Maguila segue com sonda e passará fim de ano internado

Por 7 Segundos com Globo Esporte 19/12/2014 09h09
Após sete meses, Maguila segue com sonda e passará fim de ano internado
Maguila - Foto: Agência estado

Os últimos meses foram de batalhas diárias. Lutas mais difíceis do que os 85 combates que enfrentou nos tempos de ringue. Diagnosticado com o Mal de Alzheimer e sofrendo com os efeitos da demência pugilística, Maguila passará este fim de ano no hospital. Ele está internado desde o fim de abril deste ano. O quadro permanece estável, mas os médicos chegaram à conclusão que não existe, por ora, uma forma de retirar a sonda que o ex-pugilista usa para se alimentar. Por isso, a dificuldade de tirá-lo do hospital, onde faz tratamento prolongado, neste período.

- A gente pensou até em trazê-lo. Mas com essa situação de muita comida em natal e ano novo, não vou poder. A médica falou que ele não pode nem sentir o cheiro da comida. Não pode engolir. A deglutição dele foi afetada completamente. Os médicos, nesta parte, desenganaram (sobre a questão da sonda). Não tem mais o que fazer - explicou Irani Pinheiro, esposa de Maguila, que ficará com ele no hospital durante as festividades. 

No Complexo da Santa Casa, em São Paulo, Maguila teve um período em que chegou até a treinar boxe para passar o tempo e se exercitar fazendo o que mais gosta. Agora, desistiu de treinar os socos por conta de dores nos ombros e braços. Mas, mesmo assim mantém uma rotina de caminhadas e teve um bom aumento de peso, chegando aos 93kg, apesar da perda de massa muscular. O trabalho constante com a fonoaudióloga ajuda a manter boa sua memória.

- O acompanhamento dele está sendo muito rígido, todos os dias com a fonoaudióloga. Porque se ele fica um dia sem fazer, a gente percebe que tem um pouco de dificuldade para falar. A fono está diariamente. A massa muscular dele diminuiu bastante, mas ele conseguiu ganhar peso. Mesmo com a dieta líquida, ele está conseguindo manter. Está até bonitinho, falo que está um ''gatão'' - conta Irani.

Maguila mantém seu bom humor

O que mais impressiona tanto a equipe médica quanto os familiares é o fato de Maguila, mesmo diante da situação difícil que segue enfrentando, manter sempre o bom humor que os brasileiros se acostumaram a ver. Segundo sua esposa, ele tem feito bastante piada e dado risadas com situações cotidianas no hospital. Mas o gigante dos ringues também tem seus momentos de fraqueza. Para animá-lo no fim de ano, ela promete levar vídeos para o distrair.