Amador

​​​​​Atletas alagoanos participam dos Jogos Escolares da Juventude

Por Redação com Assessoria 06/11/2014 20h08
​​​​​Atletas alagoanos participam dos Jogos Escolares da Juventude
- Foto: Assessoria

O Estado de Alagoas está sendo representado por 47 alunos-atletas na maior competição escolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude. O evento começou nesta quinta-feira (6) e segue até o dia 15, em João Pessoa (PB). Os competidores alagoanos da categoria individual que vão disputar judô, luta olímpica, natação, atletismo, ciclismo, tênis de mesa, xadrez e ginástica rítmica já estão na capital paraibana.

Os Jogos Escolares da Juventude é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e conta com atletas de idade entre 15 e 17 anos. Cerca de 4.700 profissionais estão envolvidas no evento, entre competidores, dirigentes e técnicos de 26 delegações. A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira, às 18 horas, no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba. Irão desfilar 11 atletas de cada Estado.

O evento tem 11 atletas profissionais como embaixadores que interagem com os alunos-atletas em conversas e trocas de experiência. Durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (6), uma das embaixadoras, a ginasta Angélica Kvieczynski, que conquistou quatro medalhas - duas de bronze e uma prata - nos jogos Pan-Americanos de 2011, falou sobre a evolução dos Jogos Escolares da Juventude e dos jovens atletas.

"Vejo o crescimento do esporte aumentando a cada dia, a melhora dos atletas, desde as etapas estaduais, onde eles se dedicam bastante para competirem nas etapas nacionais", disse a medalhista.

Na modalidade do atletismo, o embaixador é Vanderlei Cordeiro, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos. Ele agradeceu aos organizadores do evento pelo convite e disse que está honrado por ser referência entre a garotada. Vanderlei também destacou que o evento tem sua importância pelas oportunidades que são geradas.

"Minha história começou dentro da escola. Espero que todos possam ter a oportunidade que eu tive. Os jogos escolares vem para abrir portas, descobrir talentos no esporte", disse. "É através da escola ou do esporte que transformamos a vida dos jovens", acrescentou o campeão de atletismo.

Também são embaixadores do evento os atletas Josuel Santos (Basquete), Antoine Jaoude (Lutas), Murilo Fischer (Ciclismo), Joanna Maranhão (Natação), Deborah Hannah (Handebol), Henrique Zech C. V. Randow (Voleibol), Ricardo Santos (Vôlei de Praia), Franklin Roosevelt (Futsal), Lígia Silva (Tênis