Lutas

Wanderlei Silva anuncia fim da carreira

Por Band 20/09/2014 07h07
Wanderlei Silva anuncia fim da carreira
Wanderlei Silva anunciou aposentadoria do MMA - Foto: Reprodução/YouTube

Um dos maiores lutadores brasileiros de MMA da história anunciou nesta sexta-feira o final de sua carreira. Em um vídeo bastante polêmico, em que ataca o UFC, ele disse que toma essa difícil decisão por “não aguentar mais como os atletas são tratados”.

No vídeo de 13 minutos, O Cachorro Louco diz que está cansado e sentindo o peso das diversas lesões que teve durante sua carreira, mas que isso não foi o principal fator na decisão. Sem citar o nome do UFC, Wand diz que a organização não respeita os atletas e que ganham muito dinheiro, mas pagam pouco.

“Já que vocês não dão dinheiro, que deem no mínimo respeito. Os atletas são obrigados a aceitar qualquer coisa e qualquer condição que for imposta. O cara tem que lutar machucado, tem que perder um monte de peso rápido. E quem vai cuidar desses atletas no futuro? Vocês usam a gente para ganhar um rio de dinheiro e vocês dão apenas migalhas para os atletas”, diz ele em trecho do vídeo.

Wanderlei Silva diz que ajudou a fazer o esporte crescer antes mesmo do UFC existir e que agora a organização tenta jogar seus fãs contra ele e definir o que cada atleta é e com isso acabou com sua vontade de lutar.

Ele ainda usa o exemplo de Renan Barão, ex-campeão do UFC que foi obrigado a aceitar lutar três vezes em seis meses, se submetendo a uma rotina dura de treino e perda de peso que acabou fazendo com que desmaiasse antes de uma pesagem. Além de ficar fora da luta, o UFC disse que ele não riria ganhar nada pela luta que não realizou. E diz que terem tratado ele como “um garoto”, fez com que repensasse na carreira.

Em sua carreira, Wanderlei Silva acumulou 35 vitória e 12 derrotas em 49 lutas. Teve ainda um empate e uma luta sem resultado. Ele também foi campeão do Pride, antigo evento japonês bastante popular.