Futebol

Jornal cita Fred e diz que EUA não vão bem no futebol por 'falta de trapaça'

Por Lancepress 17/06/2014 07h07
Jornal cita Fred e diz que EUA não vão bem no futebol por 'falta de trapaça'
- Foto: Celso Bayo / Fotoarena

Ao contrário do que acontece na maioria dos esportes coletivos e individuais, no futebol masculino os Estados Unidos não são uma potência - pelo contrário, quase não tem expressão internacional.

A explicação para esse fato é fácil, pelo menos para o tradicional jornal americano "NY Times". que ao invés de olhar para o próprio umbigo, preferiu citar uma eventual trapaça, como a de Fred, titular da Seleção Brasileira.

"Onde a desonestidade é a melhor política, o futebol dos Estados Unidos cai rápido", é o título da matéria da publicação.

Para justificar seu argumento, o jornal cita por exemplo o pênalti marcado para o Brasil contra a Croácia, na estreia da Copa do Mundo.

"Frederico Chaves Guedes, conhecido como Fred, foi controlar a bola dentro da grande área.

Ele sentiu a mão de um zagueiro em seu ombro. Então, atirou-se no chão como se tivesse sido puxado por uma corda como um marionete, jogando os braços para o ar e gritando histericamente", citou o periódico.

De acordo com o a reportagem, trapacear é contra a cultura dos norte-americanos.

"Essa ideia, contraria a ética dos esportes americanos. Atletas americanos, por sua natureza, são honestos em campo. A tendência dos jogadores americanos é evitar se jogar", aponta o "NY Times".

Por fim, o impresso questiona se não seria o caso da seleção e dos jogadores americanos se adaptarem as "trapaças".

"Os melhores atacantes do mundo, incluindo Cristiano Ronaldo e Luis Suárez, caem regularmente no chão, se jogam, se sentem que vão perder a posse de bola. E por que não?

Se funciona, conseguem uma falta. Se não acontecer, iriam perder a bola de qualquer maneira" encerra.