Fórmula 1

20 anos após acidentes, Senna e Ratzenberger são homenageados em Ímola

Por Lancepress 01/05/2014 13h01
20 anos após acidentes, Senna e Ratzenberger são homenageados em Ímola
- Foto: Luiz Fernando Ramos

A missa em homenagem a Ayrton Senna e Roland Ratzenberger, que abriu a semana de homenagens aos dois pilotos falecidos há vinte anos, lotou a sala de briefing do circuito de Ímola na quarta-feira.

A maioria presente era de fãs, mas os pais do piloto austríaco ocupavam a primeira fila. O padre Sergio Mantovani conduziu a cerimônia que durou pouco mais de 40 minutos e destacou de maneira especial, em português, o trabalho humanitário que Senna e sua família conduziram no Brasil através do Instituto.

– Não imaginava encontrar tanta gente na lembrança de duas pessoas queridas. Nosso Ayrton e nosso Roland, os recordamos com tanto carinho. Nem parece que já se passou vinte anos destes acontecimentos – destacou Mantovani.

Encerrada a cerimônia, Rudolf Ratzenberger, pai do piloto austríaco, falou sobre como este tipo de evento o ajudou a superar a perda.

– Estive em Ímola diversas vezes desde 1994. Gosto de estar presente e de falar com jornalistas. Eu trabalhava com a imprensa antigamente. Sempre digo que meu trabalho para Roland é um trabalho triste, mas que me economizou um psiquiatra.

Outras pessoas precisam de acompanhamento depois de um golpe como esse. Não precisei. Com minha esposa é diferente. Até hoje, tem dificuldade em lidar com o que aconteceu.

Para Rudolf, porém, a maior homenagem que poderia ser feita para seu filho não aconteceu.

– Havia uma bandeira da Áustria no cockpit da Williams e sabíamos que Senna gostaria de ter homenageado Roland depois da corrida.

Nos deixa muito tristes que ele tenha falecido. Tornou tudo ainda mais amargo – disse o austríaco, que visitou o Brasil diversas vezes nos últimos anos, como turista.

– Estou aposentado há quase duas décadas e gosto bastante de viajar com minha esposa.

E o Brasil sempre foi um dos nossos destinos favoritos – completou.

Dia de homenagens no circuito
Uma cerimônia na curva Tamburello será o ponto principal do evento em Ímola nesta quinta-feira.

O dia começa com uma parada pelo circuito no qual os fãs presentes poderão circular pelo traçado com seus próprios carros.

Na sequência, haverá uma palestra sobre a evolução da segurança na Fórmula 1 desde 1994, com a presença de Mauro Forghieri (diretor-esportivo da Ferrari naquela temporada), do ex-chefe de equipe Giancarlo Minardi e do ex-piloto

Emanuele Pirro, que atua hoje como comissário da FIA em algumas corridas da F-1. Às 13h45 (8h45 do Brasil), uma cerimônia na Tamburello vai batizar uma “Praça Ayrton Senna” vizinha à curva.

O dia segue com a abertura de exposições fotográficas de Senna e Ratzenberger no circuito, com uma partida de futebol envolvendo pilotos da F-1 da época dos dois e se encerra com um jantar beneficente, com renda revertida ao Instituto Ayrton Senna.