Lutas

Ex-rival de Muhammad Ali no ringue, Joe Bugner volta a lutar aos 64 anos

Por Globoesporte.com 13/02/2014 16h04
Ex-rival de Muhammad Ali no ringue, Joe Bugner volta a lutar aos 64 anos

Um lutador aposentado, de 63 anos, está perto de realizar um ato inimaginável para um homem da sua idade, mostrando que o seu corpo parece não sentir os sinais do tempo.

Nascido na Hungria e naturalizado australiano, Joe Bugner, de 1,93m de altura, está apenas esperando a aprovação dos exames médicos para voltar aos ringues, em um espetáculo que está programado para 13 de março na Austrália, dia em que completa 64 anos.

No auge da carreira, ele enfrentou grandes nomes do boxe, como o lendário Muhammad Ali, eleito "O Desportista do Século" pela revista "Sports Illustrated".

Diante de Ali, Bugner fez grandes combates e terminou em pé até mesmo na briga pelo título mundial dos pesos pesados, arrancando elogios do público e da imprensa da época. Na primeira luta contra o americano, em 1973, o australiano imprimiu resistência até o sétimo round, amargando a derrota por pontos, em uma disputa marcada pelo equilíbrio.

Na ocasião, Bugner chamou a atenção ao subir no ringue com um roupão cravejado de joias, presente dado pelo cantor Elvis Presley.

Abalado com o revés, o então campeão europeu de boxe acabou perdendo em seguida para Joe Frazier, mais uma vez, por pontos. A revanche contra Muhammad Ali só pôde ser realizada depois que o australiano venceu oito combates seguidos, brigando pelos cinturões do Conselho Mundial de Boxe (CMB) e da Associação Mundial de Boxe (AMB). Bugner deu trabalho para o americano, mas acabou sendo superado novamente. O ex-pugilista se aposentou em 1999, somando mais seis triunfos desde o confronto com Ali.

Bugner deu os primeiros passos no esporte aos 17 anos, em 1967. Com origem húngara, ele precisou deixar o país ainda criança com a família devido à invasão das tropas da antiga União Soviética.

Mudou-se para o Reino Unido, país que também tem nacionalidade. Além do boxe, ele também trabalhou como ator e é lembrado pela participação no filme "Street Fighter", ao lado de Jean-Claude Van Damme e Raul Julia.