Fórmula 1

F-1 cogita alterar o formato dos treinos de classificação para a temporada

Por Lancepress 07/02/2014 07h07

Com as novas regras da Fórmula 1 para a temporada 2014, muita incerteza ronda os corredores do pit lane, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento dos pneus nos treinos de classificação.

Nas regras divulgadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a equipe deve iniciar a corrida com o conjunto de pneus que completou a volta mais rápida do Q3.

Com isso, as escuderias iniciariam o domingo com uma estratégia traçada por esse uso e pneus gastos, fazendo com que muitas equipes cogitassem abandonar o Q3 para evitar ambas as situações.

Para evitar essa "manobra" a FIA se reunirá no próximo dia 21, durante os testes de pré-temporada em Bahrein, para discutir novas possibilidades de classificação.

Entre elas, a largada com a utilização do conjunto de pneus que foi usado na volta mais rápida do Q2 (e não mais do Q3) ou até mesmo fornecer aos pilotos um jogo sobressalente de pneus, para ser usado exclusivamente na classificação.

A duração do treino também pode ser discutida e há possibilidade de um aumento nos atuais dez minutos.

Os detalhes das possíveis alterações foram publicados pelo site da revista americana Autosport na tarde desta quinta-feira.

De qualquer maneira, as incertezas que rondam a Fórmula 1 não parecem ter fim e, aparentemente, teremos de aguardar até a abertura da temporada, no dia 16 de fevereiro, para termos uma luz do que será essa "nova" F-1.