Lutas

Soberano, José Aldo castiga Ricardo Lamas e mantém cinturão do UFC

Por MMA Press 02/02/2014 05h05
Soberano, José Aldo castiga Ricardo Lamas e mantém cinturão do UFC
- Foto: Getty Images

O coevento principal do UFC 169, que aconteceu na madrugada deste domingo, em Newark (EUA), contou com a sexta luta de José Aldo pelo Ultimate.

E no confronto contra Ricardo Lamas, o brasileiro conseguiu fazer mais uma defesa bem sucedida de título na categoria dos penas. Em luta de cinco rounds, Aldo manteve o cinturão dos penas do UFC com uma vitória na decisão unânime dos juízes.

O brasileiro foi soberano por todo o combate. Com o controle de todas as ações, o manauara foi ameaçado por poucas vezes e se manteve superior na maior parte do combate.

Com um boxe afiado e chutes baixos que castigaram as pernas de Ricardo Lamas, Aldo conquistou a 16ª vitória em sua carreira. Apenas nos últimos dois minutos de luta o americano levou perigo ao reinado do brasileiro.

- Ele não sentiu nenhum chute nas pernas. Ele é um grande lutador. A garra do Lamas me surpreendeu. Sabia que seriam cinco rounds, mas estava tranquilo, poderia lutar até mais. Foi duro, mas estou feliz - declarou Aldo, em entrevista ainda no octógono, reconhecendo a garra do adversário.

Foi a sexta defesa de cinturão consecutiva de José Aldo no UFC. Todas as lutas do manauara pela organização foram valendo título da categoria dos penas. Agora, espera-se que o lutador da Nova União suba de peso e protagonize uma superluta nos leves com o atual campeão da divisão, Anthony Pettis. Vale lembrar que esse encontro já deveria ter acontecido em outubro do ano passado. Porém, uma lesão tirou o americano de ação e a disputa teve de ser cancelada.

Já Ricardo Lamas, teve interrompida uma sequência de quatro vitórias consecutivas. O americano de 31 anos terá de voltar ao final da fila por uma nova chance ao título dos penas, que deve ter Chad Mendes como desafiante em breve.

A LUTA
1º round
O início do combate foi estudado. Enquanto José Aldo dominou o centro do octógono, Lamas se movimentou circulando o cage e fugindo dos ataques do brasileiro. Esperto na defesa, o atleta da Nova União trabalhou seus socos e chutes baixos no corpo do americano. No fim da etapa, o manauara arriscou chutes rodados e até uma joelhada voadora, onde usou uma sequência de socos que foi interrompida pelo gongo.

2º round
A segunda etapa começou novamente com Aldo tomando o controle das ações. Mais solto, o brasileiro arriscou mais chutes baixos e chegou a balançar o americano por algumas vezes. Depois de inúmeros golpes na perna esquerda, Lamas perdeu um pouco da mobilidade e arriscava apenas alguns socos sem muito efeito. O manauara se mostrou mais confiante e à vontade no combate.

3º round
No terceiro assalto, Aldo seguiu com o castigo nas pernas do americano que, pela primeira vez na luta buscou a derrubada no brasileiro, que defendeu a tentativa com sucesso. José Aldo conectou bons golpes na linha de cintura e no rosto de Lamas, que chegou a crescer em alguns momentos do terceiro round.

4º round
O começo da quarta etapa contou com uma cena inusitada. Após levar um atraso na trocação, Lamas buscou as pernas de José Aldo, pressionou o brasileiro na grade e chegou a erguê-lo no cage. A tentativa foi frustrada e o manauara se manteve de pé até que ele mesmo decidiu levar o confronto ao chão, onde passou alguns minutos trabalhando sua posição buscando uma finalização. Aldo chegou a encaixar um mata-leão que tirou o fôlego do público, mas que foi bem defendido peloamericano.

5º round
O assalto final começou com uma luta agarrada no início onde Aldo levou o americano ao chão. O brasileiro trabalhou suas posições e chegou a conseguir uma meia montada. Em uma virada, o americano conseguiu inverter a posição e ficar por cima do manauara. Os minutos finais da disputa foram de sufoco para o brasileiro, que se defendeu bem dos ataques de Lamas.