Fórmula 1

Após nova cirurgia, Michael Schumacher apresenta 'leve melhora'

Por Lancepress 01/01/2014 09h09
Após nova cirurgia, Michael Schumacher apresenta 'leve melhora'

Michael Schumacher permanece internado em estado crítico no Hospital Universitário de Grenoble, mas apresentou sinais de melhora em relação ao quadro clínico que tinha na segunda-feira.

Os médicos apontaram um quadro de estabilidade das atividades cerebrais, o que permitiu uma nova intervenção cirúrgica ocorrida na noite de ontem.

- Ela serviu para retirar um hematoma no lado esquerdo do cérebro e diminuir a pressão intracraniana. Isto está acontecendo, mas ainda existem lesões cerebrais que necessitam cuidado - afirmou o neurocirurgião Emmanuel Gay.

O anestesista-chefe Jean-François Payen manteve a mesma linha e não fez nenhum prognóstico sobre a evolução do quadro.

- Não dá para dizer que ele está fora de perigo. Mas ganhamos tempo. As próximas horas serão cruciais para o que vai acontecer.

A situação ainda é crítica, mas não é a mesma de ontem. Porém, não podemos falar nada sobre o futuro ainda. Não podemos prever em que estado ele estará quando acordar.

O doutor Gerard Saillant, amigo pessoal de Schumacher e que acompanha como observador o trabalho da junta de médicos, manteve a mesma linha de cautela:

- O jogo ainda não está ganho. Estava preocupado ontem, continuo preocupado hoje. Seu quadro estabilizou mas precisamos ser realistas e a família está consciente que sua situação é delicada.

O heptacampeão permanece no hospital mantido em coma artificial e em estado de hipotermia, medidas que visam justamente acelerar seu processo de recuperação.