Lutas

COLISEU VIII é marcado por grandes emoções e vitória de Gilbert Durinho

Por Redação com Assessoria 06/12/2013 14h02
COLISEU VIII é marcado por grandes emoções e vitória de Gilbert Durinho
- Foto: Assessoria

Combates emocionantes e vitórias surpreendentes. Esse é o balanço do Coliseu Extreme Fight VIII, que fechou o calendário de 2013 com chave de ouro e reuniu mais de 7 mil pessoas, na noite de quinta (5), no Ginásio do SESI. Aguardado por fãs de Jiu-Jitsu e MMA de todo o Brasil, tendo três finalizações nas suas sete primeiras lutas, o último combate prometia uma batalha de solo como poucas. Mas na verdade, não foi bem assim.

De um lado, Gilbert Durinho, campeão mundial de Jiu-Jitsu com e sem kimono, defendia sua invencibilidade em cinco lutas de MMA contra Paulo Bananada, experiente atleta com 19 vitórias, nove por finalização. Além disso, o duelo era apimentado por Durinho ser companheiro de equipe de Vitor Belfort, enquanto Bananada tem grande amizade com Anderson Silva. Outro fator importante no duelo foi a rivalidade construída entre os dois atletas. Em ocasião anterior, Durinho não conseguiu chegar aos 70kg para enfrentar Bananada, e o adversário fez duras críticas a Durinho, que respondeu no mesmo tom e assim ficou armada a disputa.

No cage, uma encarada forte como as outras antes do combate dizia como seria o clima do embate. Durinho e Bananada se estudaram bastante, com golpes cautelosos, sempre mantendo a distância. Bananada andava para trás, mas não acoado, o atleta estava visivelmente trazendo Durinho para o seu jogo, obrigando o atleta da Blackzilians a atacar e ser atingido no contragolpe.

O primeiro ataque contundente da luta foi de Bananada, que acertou Durinho com uma direita abrindo um corte na boca do atleta. Mas esse não se intimidou, e continuou atacando com socos e fortes chutes.

O momento decisivo veio com pouco mais de quatro minutos do combate. Bananada, antes comedido e atacando em resposta, tomou a iniciativa e partiu para cima de Durinho com uma combinação. Durinho, prevendo o ataque, mediu com a esquerda, abaixou, e encaixou um belo cruzado de direita, que desmontou Bananada. Por cima, martelou três vezes antes de o árbitro Flávio Almendra encerrar o combate, faltando apenas três segundos para o fim do assalto.

A oitava edição do Coliseu EF teve transmissão ao vivo pelo canal nacional Combate e pela TV Mar, canal local de Maceió.

2014 promete novidades

A organização do Coliseu Extreme Fight já planeja novidades para 2014, com seu primeiro evento em março ou abril. São esperadas lutas de alto nível e disputas de cinturão. Além disso, será lançada a campanha da Garota Coliseu 2014, para abrilhantar ainda mais o evento e fechar o trio de Ring Girls. A musa do MMA, Aryane Steinkopf, e a modelo Kelly Bueno já estão confirmadas para o próximo ano.

A comissão organizadora informou antes da saída dos lutadores Paulo Bananada e Gilbert Durinho, do octógono, um novo desafio: a disputa pelo cinturão da categoria peso-leve, na 9º edição do Coliseu Extreme Fight. Contentes com a proposta, os dois aceitaram e em 2014 se entrarão em um novo combate.

“Terminamos 2013 com chave de ouro e importantes parcerias, que só engrandecem este evento. Estamos trabalhando para desenvolver ainda mais o MMA em Alagoas e no Brasil e também fortalecer o esporte como apoio a jovens no combate às drogas. Agradecemos às empresas parceiras e poder público por apoiar essa iniciativa”, afirma Mário Lôbo, presidente do Coliseu EF.

Prêmio Osvaldo Paquetá

O MMA é o esporte do momento no Brasil, já tomou conta de várias partes do país e com Alagoas não é diferente, o estado se tornou referência no assunto, por isso Maceió foi escolhida pelos internautas como sede da 2ª edição do Prêmio Osvaldo Paquetá, evento que elege os melhores do MMA brasileiro. Entre as diversas categorias que possui, serão escolhidos o melhor evento de MMA, melhor lutador e melhor Ring Girl de 2013.

As votações acontecem pela internet e serão abertas ao público daqui a um mês em diversos sites especializado por todo Brasil, mas a cerimônia de entrega das premiações só vai acontecer em março de 2014.

O Coliseu Extreme Fight, evento alagoano, venceu na 1ª edição na categoria Evento do Ano com 9.016 votos (42,3% do total), seguido pelo Shooto Brasil, que recebeu 30,7% do total. A Ring Girl do Coliseu, Aryane Steinkopf, também foi a vencedora na categoria Ring / Cage Girl do Ano e recebeu 6.624 votos, que representaram 31% do geral.

Serão no total 15 categorias, uma a mais que a edição anterior, já que a categoria evento do ano foi dividida em Edição do Ano e Organização do Ano. Cada divisão terá 5 opções de voto, que serão analisadas e escolhidas pelo público.

Confira os resultados das lutas do Coliseu VIII:

Gilbert Durinho nocauteou Paulo Bananada aos 4min57s do primeiro round
Alexandre Leão nocauteou Armênio Neto aos 4min17s do primeiro round
Paullemir da Silva Alves finalizou Luiz Bruno “Babu” no triângulo aos 4min04s do primeiro round

Eduardo “Máquina da Dor” venceu Alexandre Lima na decisão dividida dos jurados
João Prudêncio finalizou Edcarlos Lima no armlock do triângulo aos 4min08s do primeiro round

Fabrício Alagoinhas venceu Nilton Cachorrão na decisão unânime dos jurados
Ricardo Rodrigues finalizou Ivo Bezerra no triângulo aos 4min40s do primeiro round
Edcarlos Peixe venceu Rogério Souza por nocaute técnico aos 43s do primeiro round