Futebol Alagoano

União Europeia multa Microsoft em 561 milhões de euros

 

06/03/2013 13h01
Autoridades de defesa da concorrência da União Europeia multaram a Microsoft em 561 milhões de euros (cerca de R$ 1,44 bilhão) nesta quarta (6) por quebra de compromisso de oferecer aos consumidores europeus alternativas de navegador de internet.

A Microsoft havia feito a garantia em 2009, após investigação antitruste na Europa, onde o problemas regulatórios da produtora de software remontam à década passada e já somam 2,16 bilhões de euros com a nova multa.
A Microsoft se comprometeu a oferecer aos consumidores europeus opções de navegadores rivais na versão anterior do Windows. Mas a Comissão Europeia, que atua como regulador da competição nos 27 países membros da UE, considerou que a empresa quebrou essa resolução entre maio de 2011 e julho de 2012.

A Comissão Europeia declarou levar tais compromissos muito a sério. "Compromissos assumidos legalmente em decisões antitruste têm um papel muito importante por permitir soluções rápidas para problemas de competição", disse o comissário para defesa da concorrência, Joaquín Almunia, em comunicado.

"Claro, tais decisões demandam cumprimento estrito. Uma falha em cumprir é uma infração muito grave e deve ser punida de acordo", declarou.