Pessoas com necessidades especiais poderão curtir o Pré-Caju (SE)

Camarote da Acessibilidade propiciará um ambiente agradável e seguro

POR: G1
Como uma festa democrática, que preza o respeito às diversidades, não poderia faltar no Pré-Caju 2013 (prévia do Carnaval de Aracaju, capital sergipana) a garantia do espaço destinado às pessoas com deficiência. Pensando nisso, os Conselhos Municipal (CMPD) e Estadual (CEDPcD) da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC), disponibilizarão em mais uma edição , o Camarote da Acessibilidade, propiciando um ambiente agradável às pessoas com deficiência da capital, do interior do Estado e também aos turistas .

Com localização no calçadão da 13 de Julho, o camarote oferece rampas de acesso, camisas personalizadas, banheiros adaptados, lanche, água e preservativos. Todos os cuidados estão sendo tomados para que os foliões tenham noites de alegria, conforto e segurança. Quem quiser ir ao Camarote da Acessibilidade, basta apresentar o documento de identidade e a carteira que o identifique como pessoa portadora de deficiência. Cláudio Brito é cadeirante e para ele, poder ir a festas como esta é importante para o exercício da cidadania.

Para o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva é preciso que as barreiras sejam quebradas, inclusive em momentos de folia. “A acessibilidade é uma necessidade vital. É um requisito que atende a uma questão de caráter legal, de direito e humano. O Camarote da Acessibilidade é um instrumento fundamental de cidadania. O ideal é que em uma festa grandiosa como essa, todos os camarotes e todos os espaços fossem acessíveis. Mas as barreiras gradativamente estão sendo quebradas”, avalia Luiz Eduardo Oliva.

Verônica Alves é mãe de Ronny Matheus Alves Matos, 11 anos, portador de deficiência. Para ela, poder levar seu filho ao Pré-Caju é emocionante. “Acho muito bom ter a possibilidade de irmos ao Camarote da Acessibilidade. Meu filho se diverte, é bem assistido, brinca de forma segura. Meu filho adorou ano passado e esse ano ele está animado e já disse que vai novamente e eu vou levá-lo. É lindo ver a alegria deles estampadas não só no sorriso cm também no olhar”, conta emocionada, a mamãe Verônica.


Comentários