Amador

Pesquisadores desenvolvem semente de milho mais rica em vitamina A

Produzir alimentos mais nutritivos e reforçar a merenda escolar

Por NR 05/09/2012 08h08
Esse é o objetivo da parceria formalizada entre a Embrapa Milho e Sorgo, a prefeitura de Capim Branco, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a Emater-MG. O convênio firmado prevê que a Embrapa repasse sementes de milho e ramas de cultivares com maiores teores de nutrientes desenvolvidos pelo projeto Biofortificação no Brasil (BioFORT).

O HarvestPlus, programa internacional de biofortificação de produtos agrícolas para a melhoria da nutrição humana, tenta superar as limitações nutricionais a partir do uso de tecnologias que têm como base a semente de produtos agrícolas melhorados, chegando a sementes ricas em micronutrientes. E a Embrapa Milho e Sorgo, uma das entidades integrantes do projeto atua no desenvolvimento de cultivares de milho e sorgo com maior valor nutricional.

Segundo o pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, o milho, devido à sua amplitude e facilidade de produção e consumo, é um dos cereais que merece destaque nessa linha de pesquisa. "Um dos objetivos é desenvolver cultivares de milho com maiores teores de carotenoides precursores da pró-vitamina A nos grãos", explica. A pró-vitamina A, que a partir de reações químicas no organismo se transforma em vitamina A, tem papeis importantes para a saúde humana, como a manutenção de uma boa visão.

Evaristo adianta que 246 amostras de milho do Brasil foram avaliadas quanto ao perfil de carotenoides e seis linhagens da Embrapa foram selecionadas e utilizadas para o desenvolvimento de uma variedade pró-vitamina A. "Nessa variedade, o valor médio de pró-vitamina A observado foi de 7,6 mg/g, enquanto 20% das melhores espigas apresentaram valores médios de 9,2 mg /g. Estes valores são, respectivamente, cerca de 3,5 e 4,2 vezes maiores que os encontrados em milho de grãos amarelos", relata o pesquisador. A variedade está sendo avaliada quanto ao desempenho agronômico na região Nordeste e em outras regiões do país.