Amador

Adiado a vigência do novo padrão de qualidade do milho

O padrão foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Por NR 14/08/2012 08h08
Agora, o novo Padrão Oficial de Classificação entrará em vigor em 2013, mas grãos de pipoca já têm exigências próprias. O POC do milho, que entraria em vigor no dia 1º de julho deste ano, só passará a ser cobrado a partir de 1º de setembro de 2013. O padrão foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) através da publicação da Instrução Normativa (nº 60/2011) em dezembro do ano passado.

De acordo com o coordenador de Qualidade Vegetal do Mapa, Fábio Fernandes, a decisão atende a um pedido da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foi tomada em reunião nacional promovida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Marco Aurélio Pimentel, avalia que o adiamento da vigência do novo regulamento proporcionará mais tempo aos produtores, cooperativas, armazéns e comerciantes para entendimento e atendimento aos novos limites de tolerância, que são mais exigentes em relação ao atual padrão.

Já o milho pipoca passou a ter um padrão de classificação próprio. O padrão oficial do milho que está em vigor desde 1976, não distinguia o milho pipoca. "Como esse tipo de grão tem características diferentes e necessita de outros critérios e instrumentos para avaliação, o Ministério da Agricultura decidiu criar uma norma exclusiva para o milho pipoca", explica Fábio Fernandes.

Marco Aurélio comenta que esse novo regulamento deverá atingir mais diretamente a indústria e seus fornecedores. O principal requisito de qualidade nesse caso é a capacidade de expansão (relação entre o volume de pipoca estourada e o peso de grãos utilizado, expresso em mL/g, quando submetido à temperatura de aproximadamente 180ºC).