Futebol Alagoano

PC e FN realizam operação ?Riacho Doce? e prendem assassinos

 Eles são de uma quadrilha acusada em 20 homicídios e que amedronta Maceió

Por Assessoria-PC 18/07/2012 23h11
PC e FN realizam operação ?Riacho Doce? e prendem assassinos
A prisão é resultado da operação “Riacho Doce”, deflagrada nas primeiras horas de hoje por meio da Delegacia de Homicídios (DH) e Força Nacional (FN) para prender os acusados. Os mandados foram expedidos pelo juiz Leandro de Castro Folly, da 9ª Vara Criminal da Capital. Durante a operação, que também teve a participação de policiais do 6º DP, foram cumpridos quatro mandados de prisão, busca e apreensão.

A apresentação à imprensa foi coordenada pelo delegado Carlos Reis, diretor do DPJM (Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana) representando o delegado-geral Paulo Cerqueira. Ele enalteceu a nova formatação da Delegacia de Homicídios, implantada com o programa Brasil Mais Seguro-Alagoas, lançado pelo governo federal, há 20 dias.

Ele também destacou a chegada das Bases Móveis de Segurança que serão implantadas de Maceió. ‘‘Trata-se de um projeto piloto, inserido no programa do governo federal, que leva Delegacia Móvel com equipe de policiais de plantão e equipamentos modernos. “Isto traz mais exatidão na hora de apurar um crime, porque possibilita coletar o máximo de informações com as testemunhas e provas técnicas”, declarou Carlos Reis.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu durante uma discussão sobre times de futebol alagoano e teve o envolvimento de membros das torcidas organizadas, chamadas “Mancha Azul” e “Comando Vermelho”. Gol Bola e Chinês foram ouvidos na Delegacia de Homicídios, foram submetidos a exame de corpo de delito e serão levados para Casa de Custódia da Capital.

A Polícia Civil está no encalço dos fugitivos. Os quatro, acusados de pertencer a quadrilha, ainda podem estar envolvida com assaltos a ônibus, latrocínio, ocultação de cadáver, tráfico de drogas, coação de testemunhas e posse de armas de fogo como espingarda calibre 12, revólver e pistola. Eles são liderados por Henrique Moaris, considerado por testemunhas uma pessoa extremamente perigosa.

Também participaram da coletiva os delegados Gilson Rego e Adriana Gusmão, da Delegacia de Homicídios, além dos delegados da Força Nacional. “Com a implantação do programa do governo, em 20 dias de atuação do novo modelo da Delegacia de Homicídios, as investigações já apuraram 80% de autoria dos crimes. Devemos destacar ainda a participação da população, na apuração dos crimes, através do disque denuncia: 181”, completou Gilson Rego.

A Polícia Civil pede a quem tiver mais informação que possa contribuir com as investigações telefone para o Disque Denúncia: 181. O anonimato é garantido.