Amador

Acidentes com queimaduras atingem um milhão de pessoas por ano

Um dos principais respons&aacute;veis &eacute; o costume de acender a churrasqueira com &aacute;lcool l&iacute;quido<br />

Por Ag. Rádio2 08/06/2012 10h10
Acidentes com queimaduras atingem um milhão de pessoas por ano
No Brasil, um milhão de pessoas são queimadas a cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras. As crianças são as maiores vítimas do problema e o ambiente doméstico é o lugar onde mais acontecem os acidentes.

É lá que, principalmente as crianças, correm maior risco de topar com a água quente da panela, ou usar alguma substância inflamável, como álcool ou tíner, para fazer brincadeiras. Mas não são só as crianças que são vulneráveis às queimaduras, os adultos também.

Um dos principais responsáveis pelo problema é o costume nacional de acender a churrasqueira com álcool líquido. A junção da substância inflamável com fogo é muito perigosa.

Na semana Nacional de Luta contra Queimaduras, a ONG Instituto Pró-Queimados deu algumas dicas para evitar acidentes com álcool, responsável pela maioria dos incêndios e queimaduras.

Uma delas é guardar a garrafa do produto sempre em lugar fresco e arejado, distante de fontes de calor e do sol. Outra recomendação é nunca jogar fogo diretamente ao acender fogueiras ou churrasqueiras. E ainda guardar o produto em lugar alto e longe do alcance das crianças.