Amador

Hoje é 31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

A data foi criada pela OMS para que as pessoas reflitam sobre os males do cigarro<br />

Por Agência Rádio2 31/05/2012 06h06
Hoje é 31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco
O mundo celebra hoje o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde e serve para que as pessoas reflitam sobre os males que o cigarro provoca. Estima-se que, ainda hoje, mesmo com todo o acesso às informações, cerca de 100 mil pessoas se tornem fumantes todos os dias.

O tabagismo é a segunda maior causa de mortalidade em todo o mundo, só perde para a hipertensão. Quem fuma, põe pra dentro do organismo mais de 4 mil e 700 substâncias tóxicas, que prejudicam o corpo e viciam. Para se ter uma ideia, as estatísticas revelam que os fumantes têm 10 vezes mais chances de ter câncer de pulmão do que um não fumante.

E, entre eles, é 5 vezes maior também o risco de sofrer um infarto e apresentar problemas sérios, como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Por isso, apesar de não ser uma tarefa fácil, o ideal é que o fumante se livre do vício. Precisa, como todos sabem, muita força de vontade e às vezes até mesmo apoio médico e psicológico. Quem está nessa situação, pode aproveitar esse dia 31 de maio para dar o primeiro passo.

Seminário celebra Dia Mundial Sem Tabaco em Arapiraca

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta quinta-feira, o Seminário Dia Mundial Sem Tabaco. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório do Centro de Apoio as Escolas de Tempo Integral, na Praça Luiz Pereira Lima.

O público alvo do seminário são os alunos do ensino médio e o objetivo é mostrar a população que a participação do tabagismo na morbimortalidade por doenças respiratórias crônicas entre brasileiros está acima da média mundial.