Amador

Consórcio que dá certo: mandioca entre fileiras de bananeira

De acordo com os pesquisadores, deve-se plantar a mandioca na mesma &eacute;poca da bananeira<br />

Por NR 28/05/2012 08h08
Para evitar uma competição de uso de áreas para o plantio das duas espécies, onde se produz tanto a mandioca como a banana tipo terra de forma solteira, os pesquisadores da Embrapa testaram e aprovaram o uso das duas plantas numa mesma área, o que permite uma produção consorciada e bem resolvida. A alternativa sugerida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, d Cruz das Almas, na Bahia, seria cultivar a mandioca entre as fileiras de bananeiras.

Os motivos que levaram os técnicos ao novo sistema são de que as plantas perenes, no caso da bananeira, não dão retorno econômico na fase de estabelecimento e tem, na fase inicial de crescimento, eficiência baixa no aproveitamento da energia solar, da água, dos nutrientes e do espaço. A colheita da bananeira tipo Terra, comum na região, tem início a partir dos 20 meses de idade da planta.

Os sistemas consorciados, quando adequadamente arranjados considerando os tipos de plantas, tempo e espaço, representam aumento na eficiência de uso da terra, além da diversificação de culturas na área e obtenção de pelo menos dois produtos para comercialização. Altas produtividades de mandioca podem ser obtidas, em consórcio, quando sua implantação for realizada nos primeiros estádios de desenvolvimento da bananeira.

Preferencialmente, deve-se plantar a mandioca na mesma época da bananeira, com atraso de até um mês. Plantios de mandioca em áreas já estabelecidas com bananeiras têm sido praticados por agricultores, no entanto, ocorrendo crescimento excessivo das plantas (estiolamento) e menor produtividade de raízes.