Amador

Aprenda a criar caprinos e ovinos no Semiárido

O objetivo &eacute; buscar alternativas sustent&aacute;veis que possam contribuir com a cria&ccedil;&atilde;o dos animais<br />

Por NR 09/05/2012 08h08
Todas as orientações para que os produtores possam ter uma boa estrutura na criação de caprinos e ovinos estão disponíveis no livro Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido, lançado pela Embrapa. O objetivo é buscar alternativas sustentáveis que possam contribuir com a criação dos animais nesse ambiente típico do nordeste.

A produção de caprinos e ovinos é uma atividade historicamente marcante para o Nordeste do Brasil. É nesta região que se encontra o maior número desses animais no país, correspondendo a cerca de 93 de caprinos no país e 58% de ovinos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa Semiárido, em parceria com diversas outras instituições. De acordo com o editor do livro, o pesquisador Tadeu Vinhas Voltolini, a caprinovinocultura é uma opção racional para as áreas onde a agricultura dependente de chuva se constitui em uma atividade de alto risco – como é o caso da região semiárida brasileira, onde a precipitação pluviométrica é baixa e irregular.

O livro Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido traz importantes informações sobre esta atividade, abordando questões como a alimentação dos animais, uso da água, ambiente e instalações, manejos reprodutivo e sanitário, genética e melhoramento. Nele também é apresentada uma caracterização sócio-econômica e ambiental da região e os principais sistemas de produção, além das boas práticas na criação e aspectos relacionados a produtos como a carne e o leite.

De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, o objetivo dessa publicação é disponibilizar informações que possam contribuir no aperfeiçoamento dos sistemas produtivos regionais, promovendo o aumento da renda dos produtores, a melhoria da qualidade dos produtos e a segurança alimentar dos consumidores.

O livro já está à venda, ao preço de R$ 50,00, e pode ser adquirido no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções em Petrolina-PE, ou através do Serviço de Atendimento ao Cidadão, que pode ser acessado no site www.cpatsa.embrapa.br, no link “Fale Conosco”.