Futebol Alagoano

Consumidor deve pensar duas vezes antes de comprar imóvel em feirão

As dicas s&atilde;o da Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa do Consumidor, Pro Teste <br />

Por Proteste 07/05/2012 10h10
Brasileiro precisar pensar duas vezes e fazer bem as contas, antes de comprar imóvel em feirão. Com o anúncio de uma série de eventos desse tipo, promovidos pela Caixa Economia Federal, a associação de defesa do consumidor Pro Teste resolveu se pronunciar.

Para a entidade, os feirões podem, sim, ser boas opções de compra. Desde que o cliente evite fechar o negócio por impulso e tenha noção da dívida que que acaba de assumir. Mesmo com juros menores, a recomendação do órgão é que o comprador que não quer dor de cabeça no futuro comprometa no máximo 30 por cento da renda com o pagamento de prestações.

Outra dica é fazer um esforço para aumentar o valor da entrada e reduzir o das prestações ou o prazo de financiamento. Afinal, se a taxa de juros for de 10 por cento ao ano, em 30 anos, por exemplo, o consumidor terá pago quase cinco imóveis, mas terá apenas em mãos apenas um.

Outras dicas da ProTeste são aquelas que valem para quase todo produto: guardar os anúncios feitos pela empresa, ler bem o contrato, checar se o vendedor tem problemas na Justiça e, é claro, pesquisar preços.