Três sementes de amendoim indicadas para cultivo no Nordeste

A cultivar é indicada para plantio nas regiões de tabuleiros costeiros

POR: NR
Como o amendoim tem grande importância socioeconômica e alimentar para o Nordeste brasileiro, inclusive para a agricultura familiar, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, disponibiliza para os produtores de sementes três cultivares com alto potencial produtivo e industrial.

A Embrapa indica para a próxima safra do Nordeste as cultivares BR-1, BRS 151 L7 e BRS Havana desenvolvidas pela Embrapa Algodão (PB). Elas apresentam moderada tolerância à pinta preta, à mancha parda, possuem ciclo curto, porte ereto, adaptação ao semiárido brasileiro e atendem ao mercado de grãos – tanto na forma in natura como para indústria.

BR-1 - produz, em média, 1.700 kg/ha de amendoim em casca, quando cultivado no período das águas. Em condições irrigadas seu rendimento em casca está em torno de 3.800 kg/ha. A cultivar é indicada para plantio nas regiões de tabuleiros costeiros do Estado de Sergipe, na Zona da Mata, Agreste e Vales irrigados de Pernambuco, na região do Recôncavo Baiano e no Agreste e Brejo da Paraíba.

BRS 151 L7 - tolerante ao estresse hídrico e indicada para cultivo de sequeiro e irrigado no Nordeste brasileiro. Em regime de sequeiro, essa cultivar apresenta rendimento médio de 1.850 kg/ha em vagens e, em regime irrigado, demonstra potencial produtivo de 4500 kg/ha, com rendimento de semente de 71%. Essas cultivares foram testadas e indicadas para os estados da Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

BRS Havana - indicada para cultivo sob condição de sequeiro e irrigado no Nordeste brasileiro. Nos ensaios conduzidos nessa região, a BRS Havana apresentou rendimento semelhante ao da BRS 151 L7, tanto em relação ao desempenho médio (1.850kg/ha em vagens) como em relação ao potencial de produção no regime irrigado (cerca de 4.500kg/ha), cujo rendimento em sementes situa-se em 70%. Recomendada para os estados da Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceará e Sergipe.

INFORMAÇÕES SOBRE AQUISIÇÃO DE SEMENTES

Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Campina Grande

Rua Osvaldo Cruz, 1.143, Centenário - Caixa Postal 174

CEP 58.107-720 – Campina Grande (PB)

Fone: (83) 3341-2314

E-mail: [email protected]

Comentários