Amador

Fruta pode produzir sabonete para combater micoses e parasitas

O sabonete n&atilde;o tem contra-indica&ccedil;&otilde;es<br />

Por NR 04/04/2012 03h03
Planta trepadeira de pequeno porte e bastante comum no interior do nordeste, o melão-de-são-caetano também é conhecido como erva-de-lavadeira, melãozinho, fruta-de-negro ou fruta-de-cobra. Diferente do melão, a fruta, que tem coloração amarela e polpa adocicada, o melão-de-são-caetano apresenta pequenos frutos cor de ouro com espinhos flexíveis na superfície. Esses frutos, quando maduros, se abrem espontaneamente, deixando à mostra suas sementes avermelhadas, comestíveis, muito apreciadas por pássaros.

Como a pesquisadora Maria do Carmo dos Santos Lima explica, a planta pode ser usada de forma auxiliar no tratamento de doenças de pele causadas por fungos, além de micoses e sarnas. “Além de prevenir doenças, o melão-de-são-caetano controla micoses e alguns parasitas que infestam animais, como os carrapatos e pulgões”, explica a pesquisadora.

A indicação da pesquisadora é utilizar o melão-de-são-caetano na composição de um sabonete líquido, caseiro, muito simples de ser preparado, que pode ser usado por pessoas e também no tratamento de feridas de animais atacados por parasitas, como carrapatos, por exemplo. O sabonete não tem contra-indicações. É feito com sabão de coco, o sumo das folhas do melão-de-são-caetano e água morna.

Maria do Carmo explica que uma das vantagens do produto é ser totalmente natural, isento de aditivos químicos. Além disso, seu uso ajuda a diminuir gastos com medicamentos dermatológicos que, geralmente são caros. O produto deve ser usado assim que a doença ou a ferida aparecer sobre a pele. No caso de pessoas com sarna, deve-se usar logo que a coceira começar. Nos animais, (gatos, cachorros, bovinos), o sabonete pode ser utilizado ao primeiro sinal de lesões na pele. A pesquisadora lembra que, em se tratando de doenças, o médico sempre deve ser consultado.