Amador

Skatista de 12 anos supera estrelas e acerta o primeiro 1080º da história

Tom Schaar desceu de uma megarrampa adaptada para alcançar o feito 

02/04/2012 18h06
Skatista de 12 anos supera estrelas e acerta o primeiro 1080º da história
Dar três giros completos no ar. A missão parecia impossível até mesmo para monstros do skate, como o brasileiro Bob Burnquist e Tony Hawk, que levaram anos para aperfeiçoar o 900º - manobra inventada pelo americano em 1999, que consiste em dois giros e meio. Coube então a um garoto de 12 anos superar os gigantes e alcançar o feito inédito. Na última sexta-feira, Tom Schaar encarou o gap de 21 metros e acertou o primeiro 1080º da história (veja o vídeo aqui).

Tom desceu de uma megarrampa na Califórnia (EUA), adaptada para que ele pudesse ter um melhor controle do skate após o giro. Para isso, o gap foi coberto com madeira e uma espécie de ponte foi construída. Assim, Tom teve velocidade suficiente para tentar a manobra e não perdeu estabilidade.

Foram apenas cinco tentativas até que o prodígio marcasse seu nome na história do skate. Tom saltou alto e veio de fakie. Logo que completou 180º, segurou o skate para completar as outras voltas. Quando tocou o chão, o jovem ainda balançou, mas se manteve firme e de pé para comemorar o feito.

Tom começou a andar de skate os 4 anos, e já havia chamado atenção por ter se tornado o mais novo skatista a fazer o 900º. À época, o jovem foi o terceiro a fazer a manobra em uma megarrampa – Bob Burnquist foi o primeiro e Mitchie Brusco, de 14 anos, o segundo.