Amador

ASA está entre as dez maiores zebras da Copa do Brasil

Estreia do alvinegro será na quarta-feira, 14 de março, contra o Santa Quitéria-MA

Por Esporte IG 08/03/2012 05h05
ASA está entre as dez maiores zebras da Copa do Brasil
Meia Didira
Já começou a Copa do Brasil, o caminho mais rápido para os times que querem chegar à Copa Libertadores do ano que vem. A edição de 2012 traz 64 equipes na disputa, excluíndo aqueles que estão participando do torneio continental - Corinthians, Santos, Internacional, Flamengo, Fluminense e Vasco - atual campeão da competição.

O Vasco é o atual campeão da Copa do Brasil, mas não joga em 2012 porque está na Libertadores. Nas duas primeiras fases, os clubes considerados grandes fazem duelos contra equipes de menor expressão do cenário nacional. Tanto que, nesses confontos, os jogos de ida sempre acontecem com mando do clube sem tradição e, em caso de vitória fora de casa por dois ou mais gols de diferença, a partida de volta é eliminada.

Já nas oitavas de final (3ª fase) acontecem obrigatoriamente dois jogos entre as equipes. E é a partir dessa etapa que os grandes começam a se encontrar. Antes, porém, ainda na 2ª fase, um duelo entre times da Série A do Brasileirão pode acontecer: Atlético-GO x Ponte Preta.

De um lado da chave, nas oitavas, o Palmeiras pode enfrentar o Ceará, que caiu para Série B no último Brasileiro, e o Cruzeiro deve ter pela frente o Atlético-PR, equipe que também foi rebaixada. Se confirmarem o favoritismo, os dois times duelam nas quartas de final e podem encarar o Grêmio na semifinal.

Do outro lado do chaveamento, o São Paulo, chegando às oitavas, deve enfrentar Ponte Preta ou Atlético-GO. Nas quartas, o time do Morumbi pode duelar com o Atlético-MG, que, antes, terá que passar por América-MG ou Goiás. A semifinal, então, pode ser entre São Paulo ou Atlético-MG contra Botafogo ou Coritiba, que vão se chocar nas quartas, caso não aconteçam surpresas diante de equipes menores.

É claro que esses prognósticos levam em consideração o fato de que os clubes de maior tradição do futebol brasileiro e que estão na primeira divisão nacional possam e devam confirmar suas condições de favoritos. Entretanto, a Copa do Brasil é um torneio democrático, de mata-mata e que está aberto a surpresas. Historicamente, algumas "zebras" aconteceram ao longo dos anos.

Top 10 de zebras 

Criciúma campeão: Até chegar na decisão no torneio de 1991, os catarinenses tiveram um caminho teoricamente mais tranquilo. De tradicional, pegaram apenas o Atlético-MG nas oitavas e avançaram. Na final, duelo difícil contra o Grêmio e dois empates - 0 a 0 e 1 a 1 - que garantiram o surpreendente título ao Criciúma, que era comandado por Luiz Felipe Scolari.

Juventude campeão: Hoje na Série C do Brasileirão, o time gaúcho frequentou bastante a Série A e, inclusive, já ganhou a Copa do Brasil. Em 1999, superou o Botafogo na decisão e foi campeão. Antes, já havia eliminado Corinthians, Fluminense e Internacional, mostrando que não tinha chegado à final sem méritos.

Santo André campeão: O time do ABC paulista fez uma campanha surpreendente em 2004 e ficou com o título batendo o Flamengo na grande final. Antes, já havia eliminado Palmeiras e Atlético-MG em fases anteriores. A equipe do interior de São Paulo, inclusive, fez a semifinal contra o XV de Novembro-RS, que passou pelo Vasco no torneio.

Paulista campeão: Seguindo o exemplo do Santo André, o time de Jundiaí também surpreendeu e faturou a taça no ano seguinte, em 2005. Na decisão, triunfo sobre o favorito Fluminense. Nas fases anteriores, o Paulista já havia passado por ninguém menos que os tradicionais Cruzeiro, Internacional e Botafogo.

Brasiliense de 2002: O técnico Péricles Chamusca quase levou o time do Distrito Federal ao título do torneio nacional, mas a equipe foi derrotada na final diante do Corinthians - derrota em São Paulo e empate em casa. Mas o feito de ter eliminado Atlético-MG e Fluminense na semifinal e quartas de final, respectivamente, já está gravado na história.

ASA de Arapiraca: Uma das maiores zebras da Copa do Brasil aconteceu no Palestra Itália, em 2002. O Palmeiras havia perdido em Alagoas por 1 a 0 no jogo de ida e precisava vencer o ASA em casa, na volta. Até venceu, mas o placar de 2 a 1 foi insuficiente para que o alviverde, na época comandado por Vanderlei Luxemburgo, ficasse com a vaga. Caiu na primeira fase por ter levado um gol em seus domínios.

CSA na Vila Belmiro: Em 2010, o Santos empatou com o time de Alagoas na casa do adversário, 0 a 0, e precisava vencer em casa para avançar. O técnico Vagner Mancini decidiu poupar alguns titulares no jogo de volta diante do ASA e o menosprezo foi castigado com uma surpreendente derrota de 1 a 0 e eliminação precoce no torneio.

Ceará de 1994: Comandado pelo veterano meio-campista Elói e pelo atacante Sergio Alves, o Ceará chegou à final da Copa do Brasil contra o Grêmio, mas foi derrotado numa contestada decisão em Porto Alegre: 1 a 0 - em Fortaleza, empate sem gols. A bela campanha do time nordestino ficou marcada por ter eliminado Palmeiras e Internacional nas etapas anteriores.

Vexame em São Januário: Depois empatar com o Baraúnas por 2 a 2 fora de casa, o Vasco podia até empatar diante da sua torcida para avançar às quartas de final em 2005. Mesmo usando o time considerado titular - com o "baixinho" Romário no ataque e tudo mais -, a equipe carioca levou uma surra de 3 a 0 dos potiguares, com direito a gol do veterano atacante Cícero Ramalho, que na época estava com 40 anos de idade e bem fora do peso ideal.

Flu cai na 1ª fase: O time carioca não conseguiu nem passar do primeiro rival em 1994. Naquele ano, o Fluminense empatou em casa com o Linhares (2 a 2) e voltou a empatar com o adversário no Espírito Santo, (1 a 1), dando adeus ao torneio. O Linhares, inclusive, que conseguiu chegar à semifinal dessa edição, mas foi derrotado pelo Ceará.