Amador

Valéria, Janete ou King Kong: qual a máscara do carnaval 2012?

Personagens da TV fazem sucesso nas lojas de fantasia, em carnaval que promete ser eclético

11/02/2012 00h12
Valéria, Janete ou King Kong: qual a máscara do carnaval 2012?
Já escolheu sua máscara para o carnaval? Opções não faltam. Lojas especializadas espalhadas pelo país vendem de tudo: monstros, fantasmas, bruxas e celebridades. Será que Valéria e Janete, personagens do humorístico da TV Globo, “Zorra Total”, vão ser o hit este ano?

No começo do mês, a Globo Marcas, loja de produtos relacionados às Organizações Globo, lançou máscaras com as feições das personagens e, desde então, a procura tem sido grande. “Está vendendo tudo muito rápido. Mal entrou e já está saindo”, diz Ângela Rodrigues, vendedora da Brilho’s, loja de fantasias que há 40 anos atende na região da 25 de Março, em São Paulo.

No ano passado, o hit, disparado, foi Tiririca, artista de TV que em outubro de 2010 fora eleito deputado federal com mais de um milhão de votos. Olga Valles, proprietária da Condal, principal fábrica de máscaras do país, explica o fenômeno que fez com que as vendas das máscaras de Tiririca ultrapassassem 30 mil unidades. “A combinação de palhaço e político foi simplesmente irresistível para todo mundo”, teoriza.

Em 2012, no entanto, Olga não vê nenhum candidato se destacando na disputa para ser o “hit do carnaval”. “Diferente de anos de eleições, em que os pedidos por determinados políticos são muitos, este ano está mais eclético”, diz.

Apesar de ter aumentado a procura por máscaras de Dilma Rousseff, a presidente da República ainda não conseguiu superar o sucesso de Lula. “Ele era muito popular, vendia muito sempre”, garante Olga.

Talvez por esse motivo, a maior quantidade de vendas da fábrica este ano tenha sido a máscara de um personagem que está longe de ser novidade: King Kong, um clássico, na verdade. “Já vendemos mais de 18 mil unidades. Todo ano o ‘King Kong’ vende bem”.

Olga também comenta que máscaras de monstros fazem muito sucesso no sul e sudeste do país – as bruxas estão em segundo lugar, logo depois do célebre gorila de Hollywood.

Se não há um franco favorito para ganhar os rostos dos festeiros este ano, Olga nota um fenômeno singular: a busca pela personalização. “Triplicou o número de grupos de pessoas que pedem para que façamos uma máscara exclusiva”, diz. Segundo a proprietária, já foram mais de 70 pedidos, dos mais variados. Elvis Presley, Charles Chaplin e o vilão do filme “Jogos Mortais”, são alguns dos que foram solicitados. Mas a lista não se encerra em personagens famosos.

“Uma família encomendou uma máscara com a imagem da avó deles, que completa 80 anos agora”, conta.